Luiz Otávio estranha medidas para setor pesqueiro



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) disse ter estranhado as "inesperadas" medidas da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), publicadas no jornal O Liberal, do Pará, no último dia 14. De acordo com o senador, a matéria revela que uma frota de 21 embarcações começará, ainda este ano, a atuar no litoral norte do Brasil na pesca de atuns e outras espécies, sob o comando de uma empresa chinesa chamada Ocean Star Pescados Ltda. Ele disse que a informação foi confirmada pelo coordenador de Pesca Industrial da Seap, Rodolfo Rangel.

- A estranheza que tomou conta de mim também deixou atônitos os empresários paraenses do setor, pois todo o processo industrial, desde a captura ao beneficiamento, estará nas mãos de estrangeiros. Os empresários entendem que o retorno para o estado, em termos de geração de emprego e renda, será praticamente nulo - afirmou.

Luiz Otávio explicou que o mais grave é que os industriais que já atuam na zona estuarina, com atuação concentrada na pesca do camarão, do pargo e da piramutaba, acham que a produção de atuns sequer será desembarcada no estado do Pará. Ele acrescentou que, como as embarcações estão equipadas com supercongeladores e instalações de beneficiamento, provavelmente a produção será transferida em alto-mar para navios de transporte transoceânico de carga.

Para o senador, o Brasil vai abrir mão da sua riqueza marinha e sequer tomará conhecimento daquilo que vier a ser produzido. Ele lembrou que o governo justifica o arrendamento de embarcações com o desmantelamento da frota nacional, mas que os industriais paraenses já sugeriram a adoção de financiamentos específicos para a construção de uma nova frota.

- A decisão que causou toda essa celeuma tem origem num governo que acredito ser nacionalista e que utilizou, como uma das bandeiras de campanha eleitoral, a promessa de geração de milhões de empregos. É difícil acreditar - concluiu.



30/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência da CRA debaterá propostas para o setor pesqueiro

MACHADO DEFENDE PROPOSTAS PARA INCREMENTAR SETOR PESQUEIRO CEARENSE

Bornhausen aponta ausência de ações do governo federal para o setor pesqueiro

Evento discute investimentos no setor pesqueiro

Presidente recebe representantes do setor pesqueiro

CAS vai aprofundar debate sobre setor pesqueiro