Luiz Otávio pede decisão rápida sobre plebiscito no Rio de Janeiro
Ao classificar o aumento da violência no Rio de Janeiro como uma questão nacional, o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) pediu nesta sexta-feira (9), em Plenário, celeridade na tramitação do projeto de decreto legislativo de sua autoria que convoca plebiscito para que a população carioca possa ser ouvida sobre a possibilidade de transformação da área metropolitana em território federal.
O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Edison Lobão (PFL-MA), informou que designou há duas semanas o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) para relatar o projeto de Luiz Otávio. Segundo Lobão, o relator informou-lhe que deve apresentar o seu parecer no prazo de uma semana. Luiz Otávio fez um apelo ao relator para que apóie a proposta, lembrando que Suassuna conhece bem a violência carioca, que inclusive vitimou sua primeira esposa, assassinada em um assalto.
A iniciativa, que recebeu elogios da senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) facilitaria, segundo Luiz Otávio, o fluxo de recursos federais e sua aplicação na área de segurança pública no Rio de Janeiro, que hoje enfrenta dificuldades no pagamento do funcionalismo e bloqueio de receitas em função de precatórios vencidos. Ele classificou a apresentação de sua proposta como uma grande oportunidade para promover um debate nacional sobre a questão da violência carioca.
O senador disse que os episódios desta semana evidenciam o recrudescimento das ações do crime organizado na ex-capital federal. Na sua opinião, a força especial criada no estado pelo Ministério da Justiça, comandada pela Polícia Federal, demonstra a existência de uma -intervenção branca no Rio de Janeiro-. Luiz Otávio acrescentou que, no Rio, os militares são obrigados a usar identidade civil quando estão fora de serviço, como medida de segurança. O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) contou, em aparte, que jornalista da TV Globo teve seu celular roubado enquanto entrevistava a governadora do Rio, Rosinha Matheus, como foi noticiado na edição desta sexta-feira de O Globo.
09/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Otávio critica decisão do TSE sobre verticalização
Luiz Otávio insiste em plebiscito no Rio, para reduzir criminalidade
LUIZ OTÁVIO DEFENDE SOLUÇÃO RÁPIDA PARA PROBLEMA DO BB
LUIZ OTÁVIO PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE A VALE DO RIO DOCE
Luiz Otávio pede informações sobre Rodovia Belém-Brasília
LUIZ OTÁVIO PEDE REFLEXÃO SOBRE PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO