Luiz Otávio critica decisão do TSE sobre verticalização



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) criticou, nesta quarta-feira (7) em Plenário, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reafirmou a aplicação da regra da verticalização para as eleições de outubro próximo. A decisão foi proferida no julgamento deconsulta formulada pelo Diretório Nacional do Partido Liberal (PL). No entendimento de seis dos sete ministros do TSE, nenhum partido pode fazer, no plano estadual, coligação diferente da que houver sido feita no plano nacional. A regra é válida mesmo que o partido em questão não tenha lançado candidato à Presidência da República.

- Isso vai revolucionar as eleições; vai criar um embaraço muito grande nas coligações regionais e, por conseguinte, irá afetar o resultado eleitoral em alguns estados - afirmou o parlamentar.

Em aparte, o senador Amir Lando (PMDB-RO) também criticou a decisão do TSE, afirmando que houve foi uma alteração "brutal e absurda" na estrutura das alianças partidárias.

Pauta trancada

Luiz Otávio aproveitou a presença de estudantes no Plenário para criticar o trancamento da pauta por cinco medidas provisórias, entre elas a MP 281/06 que trata da contratação de crédito externo entre os governos do Pará e da Itália para projeto de infra-estrutura no estado. Ele disse que é preciso destrancar a pauta, lembrando que as comissões já aprovaram indicações para diretorias de agências reguladoras e embaixadas do Brasil em diversos países, além de contratação de crédito externo para cinco estados que aguardam a votação dessas MPs para serem apreciados em Plenário.



07/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio anuncia voto contra verticalização

Luiz Otávio pede decisão rápida sobre plebiscito no Rio de Janeiro

Luiz Otávio elogia decisão do governo de incentivar a produção da fécula de mandioca

Luiz Otávio critica declaração de ministro argentino

Heloísa Helena critica indicação de Luiz Otávio para o TCU

Tebet: decisão do TSE sobre verticalização precisa ser revista