Luiz Otávio ressalta importância da eletrificação para evitar o êxodo rural
Luiz Otávio elogiou o governo pela execução do Programa Luz no Campo e sugeriu a implantação de uma política de crescimento e desenvolvimento industrial nacional, que vise o aproveitamento dos aspectos geoeconômicos, dos potenciais de insumos e da disponibilidade de energia elétrica de cada região. Para o senador, essa política, se implementada antes, evitaria a concentração industrial na Região Sudeste e consequentemente a crise de energia atual.
Um dos graves problemas do interior brasileiro, segundo Luiz Otávio, é o êxodo rural, que provoca esvaziamento do campo e agrava o problemas urbanos e sociais. Ele afirmou que a escassez de infra-estrutura básica, a exemplo de energia elétrica, ainda é o principal motivo de indução à busca de melhores condições de vida nas cidades.
Luiz Otávio citou o Perfil de Informações Básicas Municipais de 1999, estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou a deficiência de infra-estrutura e a desqualificação da mão-de-obra outras carências dos municípios paraenses. Esta pesquisa, acrescentou o senador, mostrou a crescente favelização das sedes dos grandes municípios. "No estado do Pará, já existem 4,8 milhões de pessoas morando nas cidades, contra apenas 2 milhões no campo", informou.
24/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Otávio ressalta importância do Prêmio Milton Campos
Luiz Otávio ressalta importância da formação de mão-de-obra qualificada
Luiz Otávio destaca a importância do jornal paraense O Liberal
Luiz Otávio destaca importância de congresso sobre transportes na Amazônia
Quintanilha alerta para o problema do êxodo rural
Debatedores do Código Florestal alertam para queda na produção e êxodo rural