Luiz Pontes registra eleição de padre Cícero como cearense do século 20
Luiz Pontes fez um relato da história de padre Cícero, desde o seu nascimento, na cidade do Crato, em 1844, até sua morte, em 1934, lembrando os milagres que protagonizou e as dificuldades que enfrentou em decorrência disto, que levaram à suspensão de suas ordens sacerdotais. Mesmo sem poder exercer o sacerdócio, recordou o senador, padre Cícero continuou a atender, em sua casa, os romeiros que o procuravam, transformando-se no "padrinho de todos".
Padre Cícero, destacou Luiz Pontes, extrapolou os limites de sua ação como pastor, tendo contribuído para a educação do seu povo dando aulas particulares e financiando a construção de escolas. Elegendo-se o primeiro prefeito de Juazeiro, quando o município se emancipou, padre Cícero teve também influência no desenvolvimento da agricultura, incentivando o cultivo da mandioca, da cana de açúcar e da pecuária, promovendo a introdução do gado zebu e da indústria e do comércio, estimulando o surgimento de novas empresas que aceleram o crescimento de Juazeiro e da região do Cariri, disse o senador.
- Com muita justiça, o povo cearense escolheu o padre Cícero como o símbolo de uma época, expoente maior das características de uma gente que sofre, que vive sob o rigor das intempéries, que tem sido relegada ao segundo pleno de muitas das decisões nacionais, mas que tem a esperança de um tempo novo, alimentando essa resistência heróica na fé inabalável de seu mito, de seu santo - afirmou o parlamentar.
Luiz Pontes informou que o segundo colocado na escolha do povo cearense foi o industrial Edson Queiroz, natural de Cascavel, que construiu um dos mais sólidos grupos empresariais do Ceará e do Brasil, o Sistema Verdes Mares.
01/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Reginaldo Duarte registra aniversário do nascimento de Padre Cícero
Tebet registra eleição de César Borges como presidente da Comissão Mista de Saneamento
Projeto homenageia Padre Cícero
Projeto homenageia Padre Cícero
Padre Cícero é homenageado com nome de barragem no Ceará
Lúcio Alcântara propõe homenagem a Padre Cícero