Lula está satisfeito com trabalho do Congresso, afirma Paim, confiante na aprovação da PEC paralela
O vice-presidente do Senado, Paulo Paim, anunciou, depois de cerimônia no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (6), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está satisfeito com os trabalhos do Congresso. Segundo Paim, Lula disse estar confiante de que a Câmara e o Senado vão votar todas as matérias que estão na pauta do Legislativo até o final da convocação extraordinária, inclusive a proposta de emenda à Constituição (PEC) que alivia os efeitos da reforma da Previdência para os servidores públicos, a chamada PEC paralela.
- Para alegria dos deputados e senadores que estiveram no Planalto, o presidente valorizou o trabalho do Congresso Nacional. Ele destacou que o Congresso brasileiro é um dos parlamentos no mundo que mais trabalha, mais analisa projetos, mais fiscaliza e mais vota - declarou Paim.
Mesmo que seja possível que senadores e deputados não votem todas as propostas da convocação extraordinária, Paim interpretou que o presidente demonstrou, mais uma vez, sua posição favorável ao acordo para votação da PEC Paralela. Prova disso, segundo Paim, foi a presença no Legislativo do ministro da Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo, e do presidente do PT, José Genoíno, durante a convocação extraordinária, quando renovaram seu apoio ao acordo, que levou à aprovação da reforma da Previdência e da PEC paralela no Senado.
- A gente sabe que nem todas as matérias serão votadas. É uma força de expressão do presidente, mas é uma demonstração de que ele gostaria que as matérias fossem votadas. Claro que quem vai decidir, naturalmente, são a Câmara e o Senado - analisou Paim.
Como a "matéria número um" da convocação extraordinária é a PEC paralela, o vice-presidente do Senado se mostrou otimista de que, mesmo que a matéria não seja votada no plenário da Câmara até o fim da convocação extraordinária, será possível avançar na tramitação, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e na comissão especial.
- Se ela estiver pronta para votação em Plenário, mesmo depois da convocação, sem sombra de dúvida o Congresso demonstrou que está fazendo a sua parte - disse Paim.
06/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo está confiante na aprovação do mínimo de R$ 260, afirma Ideli
ACM SATISFEITO COM TRABALHO DO CONGRESSO
Sarney diz que Lula está satisfeito com o desempenho de Dilma
ALCÂNTARA ESTÁ CONFIANTE NA APROVAÇÃO DE SEU PARECER SOBRE A DRU
Vídeo | Jarbas Vasconcelos está confiante em aprovação da 'PEC dos Mensaleiros'
Governo está confiante na aprovação do salário mínimo de R$ 545 nesta semana