Maciel requer voto de louvor ao jornalista Ruy Mesquita
O senador Marco Maciel (PFL-PE) encaminhou à Mesa requerimento de voto de louvor ao jornalista e empresário Ruy Mesquita, do jornal O Estado de S. Paulo, pelo recebimento do prêmio Woodrow Wilson de Serviço Público, concedido pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars, do Congresso dos Estados Unidos.
Ao pedir a transcrição nos Anais do Senado do discurso de agradecimento de Ruy Mesquita na solenidade, Marco Maciel destacou a luta da família Mesquita pela liberdade de imprensa e pela democracia, em períodos distintos da história política brasileira: durante o governo Getúlio Vargas (1934 -1937) e no Estado Novo (1945); e no regimemilitar instituído em 1964.
O Centro Woodrow Wilson, que homenageou Ruy Mequita e O Estado S. Paulo, é considerado o mais importante em pesquisas e debates de políticas públicas dos Estados Unidos e recebe o nome do ex-presidente americano que marcou suas duas gestões à frente do governo daquele país lutando pela paz mundial e pela liberdade de imprensa no período pré e pós 1ª Guerra Mundial (1914-1918).
Thomas Woodrow Wilson fundou o que seria hoje uma instituição equivalente à Organização das Nações Unidas (ONU), a Sociedade das Nações, que não chegou a consolidar-se em função da recusa do Congresso dos Estados Unidos de o seu país integrá-la, lembrou Marco Maciel.05/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma requer voto de louvor ao Exército pelo seu 358º aniversário
Simon requer voto de pesar pelo falecimento do jornalista Fernando Gasparian
Geraldo Mesquita Júnior requer voto de pesar por falecimento de servidor do Prodasen
Maciel requer voto de pesar pela morte do escritor Manoel Correia de Andrade
Marco Maciel requer voto de pesar pelo falecimento de deputado estadual João Negromonte Filho, de Pernambuco
Senado aprova voto de louvor a Davi Uip