Tuma requer voto de louvor ao Exército pelo seu 358º aniversário



A pedido do senador Romeu Tuma (PFL-SP), o Senado encaminhará um voto de louvor e apresentará congratulações ao Exército Brasileiro, que está completando 358 anos nesta quarta-feira (19). A data de 19 de abril marca a vitória brasileira da 1ª Batalha dos Guararapes, em 1648, quando índios, brancos e negros uniram-se para expulsar os holandeses, que dominavam o Nordeste.

- Nos últimos dias tivemos mais um exemplo da importância do Exército Brasileiro para a soberania nacional. A força terrestre que atua na região amazônica entrou em combate com colombianos que atravessaram a fronteira super-armados e com muito dinheiro em várias moedas.  Eles estavam contrabandeando armas para o território brasileiro. Houve um confronto armado que terminou com a morte de um dos contrabandistas e a prisão dos demais - descreveu Romeu Tuma.

Em aparte, o senador Marco Maciel (PFL-PE) registrou que foi no governo do então presidente Itamar Franco que o aniversário do Exército passou a ser comemorado no dia 19 de abril. Até então a comemoração era em 25 de agosto, junto com o Dia do Soldado. Já o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) comentou que o Exército teve papel decisivo na afirmação da nacionalidade brasileira. Por sua vez, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) opinou que o Exército "muito fez e ainda muito fará pelo Brasil".



19/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo apresenta voto de louvor pelo aniversário de Boa Vista

Tuma requer voto de aplauso aos médicos pelo seu dia

Maciel requer voto de louvor ao jornalista Ruy Mesquita

Tuma pede voto de aplauso pelo aniversário da cidade de São Paulo

Romeu Tuma pede voto de louvor para alunos do Senai

ACM APRESENTA VOTO DE LOUVOR PELO SUCESSO DA VISITA DO PAPA AO RIO