Maçonaria age no combate à corrupção, afirmou grão-mestre de Santa Catarina



O grão-mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, Rubens Ricardo Franz, afirmou que a Maçonaria está incorporada em campanhas de combate à corrupção. O maçon pediu aos cidadãos brasileiros que fiquem alerta quanto "ao comportamento desonesto de uma minoria dos políticos brasileiros". A sugestão foi feita nesta quinta-feira (20), durante sessão especial que homenageou a Maçonaria pelo transcurso do Dia do Maçom, celebrado em20 de agosto.

Rubens Franz disse que os políticos devem priorizar em sua atividade o bem da sociedade. Em sua avaliação, os representantes eleitos refletem os homens que compõem a sociedade. Portanto, observou, as pessoas precisam melhorar seu comportamento para que também a sociedade sofra mudanças positivas. Franz citou ainda indagação de Marco Túlio Cícero ao senador romano Lúcio Sérgio Catilina, feita em 63 AC:

- Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? - perguntou Rubens Franz e respondeu: "até quando os cidadãos permitirem".

Já o grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil (GOB), Marcos José da Silva, sugeriu maior participação da maçonaria na vida política brasileira. Em sua opinião, todos os acontecimentos políticos devem contar com a presença de maçons para que avaliem e apóiem projetos que venham ao encontro dos princípios maçônicos, bem como rejeitem as propostas contrárias aos ideais fraternos.

O grão-mestre do Grande Oriente do Distrito Federal, Jafé Torres, entregou placa de homenagem ao Senado e ao senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) por requerer a sessão em homenagem à Maçonaria há 10 anos consecutivos. 



20/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Grão Mestre coreano visita Zambiasi

Pesar por falecimento do grão-mestre Murilo Pinto é registrado por Mozarildo

Mozarildo lamenta o falecimento do grão-mestre maçom Ademir Viana

Mozarildo anuncia candidatura ao cargo de grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil

Operação combate crimes financeiros em São Paulo e Santa Catarina

Ibama deflagra operação de combate à pesca ilegal de camarão em Santa Catarina