Maguito comemora Dia Internacional do Idoso



O Dia Internacional do Idoso foi comemorado nesta quarta-feira (1º) pelo senador Maguito Vilela (PMDB-GO), que assinalou a sanção, em solenidade realizada pela manhã, do Estatuto do Idoso, que regulamenta os direitos dessa faixa da população, determina obrigações das entidades assistenciais e estabelece penalidades para quem desrespeite a lei.

Maguito destacou o trabalho feito pelo relator do projeto, senador Demostenes Torres (PFL-GO).

- Não tenho medo de afirmar que esse foi, sem nenhuma dúvida, um dos grandes feitos dessa legislatura - afirmou.

Com a vigência do Estatuto do Idoso, lembrou o senador, fica reduzida a idade mínima para se requerer o benefício de um salário mínimo estipulado pela Lei Orgânica da Assistência Social, que passa de 67 para 65 anos. Além disso, acrescentou, o estatuto veda a discriminação do idoso com a cobrança de valores diferenciados em razão da idade por parte dos planos de saúde. E determina ao poder público o fornecimento gratuito de medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação das pessoas de terceira idade.

Maguito ressaltou que o estatuto prevê penas mais severas para quem agride os direitos das pessoas da terceira idade. As pessoas que deixarem de prestar assistência a idoso sem justa causa podem receber pena de detenção de seis meses a um ano. Casos de abandono em hospitais ou casas de saúde acarretarão detenção de seis meses a três anos.



01/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fussesp comemora o Dia Internacional do Idoso

Congresso celebra Dia Internacional do Idoso

Parlamentares comemoram Dia Internacional do Idoso

Maguito comemora fim da Lei do Passe

HC realiza caminhada pelo Dia Internacional do Idoso

HC realiza caminhada pelo Dia Internacional do Idoso