Maguito comemora fim da Lei do Passe



O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) disse nesta terça-feira (dia 27) que o fim do passe, instrumento que liga o atleta profissional aos clubes de futebol, extinto desde a última segunda-feira (dia 26), representa um passo importante rumo à profissionalização do futebol brasileiro. A decisão, segundo o senador, resultou em grande parte dos trabalhos de comissão que no ano passado propôs alterações à Lei Pelé.

- O governo, com o apoio da comissão que discutiu uma nova lei para o esporte, resistiu à pressão dos clubes, que pretendiam adiar o fim do passe em mais um ano - disse Maguito, que relatou a nova lei.

Por meio de medida provisória, o governo ampliou o prazo do primeiro contrato do atleta profissional de dois para cinco anos. O senador elogiou a decisão que, segundo ele, dará tranqüilidade para que os clubes continuem investindo nas categorias de base. "As escolinhas cumprem importante função social", testemunhou Maguito.

O senador se disse satisfeito com a manutenção da proibição de que uma empresa patrocine mais de um time, mas lamentou que tenha sido retirado pelo governo o dispositivo que impedia a compra de mais de 49% de um clube de futebol por grupos estrangeiros.

- Este foi um equívoco do governo e o Congresso deve reafirmar sua posição pela manutenção dos 49% - afirmou.

27/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito se diz contra a prorrogação da lei do passe

Maguito é contra adiar fim do passe do jogador de futebol

Maguito comemora recuperação de rodovias

Maguito comemora Dia Internacional do Idoso

Maguito comemora 51 anos da visita de JK a Jataí (GO)

MAGUITO COMEMORA ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA EM GOIÁS