MAGUITO RELEMBRA TEMPOS GLORIOSOS DE JUSCELINO



Ao discursar na sessão de homenagem a Márcia Kubitschek, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) lembrou a postura do pai ex-deputada, o presidente Juscelino Kubitschek, que enfrentou as exigências do Fundo Monetário Internacional, fazendo opção clara pelo desenvolvimento do Brasil. "Sem querer fazer críticas aos atuais gestores do país, não tenho dúvidas de que posicionamento semelhante faz-se urgente hoje, para que o Brasil possa retomar o trilho do progresso", afirmou.
Maguito disse que os índices de crescimento do Brasil nos tempos de JK são expressivos. Entre 1955 e 1961, a produção de aço cresceu 100%; a das indústrias mecânicas, 125%; a das elétricas e de comunicações, 380%; a das indústrias de transporte, 600%. A produção industrial como um todo teve crescimento superior a 100%, a taxa de crescimento real foi de 7% ao ano e a renda per capita aumentou numa média de 4%, conforme os dados apresentados por Maguito.
O senador afirmou ainda que a construção de Brasília cumpriu os objetivos traçados por JK, levando o desenvolvimento ao interior, com novas estradas e ampliação das fronteiras agrícolas. Ele observou, ainda, que até a construção da cidade em si trouxe benefícios com a geração de milhares de empregos.
Maguito Vilela fez questão de citar palavras de Juscelino justificando sua opção de construir Brasília: "Não podíamos continuar indefinidamente a ser um território manchado de desertos com uma população, em sua maior parte, colada ao litoral enquanto as mais ricas zonas de nosso país permaneciam abandonadas, servindo apenas para referências literárias".
O senador afirmou as ações de Juscelino fizeram com que o brasileiro recuperasse a confiança em si mesmo e a crença no potencial do Brasil, com desdobramentos positivos na cultura, no esporte e no comportamento.

12/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANTONIO CARLOS DIZ QUE JUSCELINO FOI O MAIOR PRESIDENTE DOS ÚLTIMOS TEMPOS

Abolição em oito tempos

Juscelino Kubistchek

Juscelino Kubistchek

Sarney exalta Juscelino

Juscelino, o presidente do desenvolvimento