Maioria dos navios de cruzeiros no Brasil recebe avaliação A de qualidade



Na temporada de navios de cruzeiro de 2012/2013, 85% dos 41 navios que percorreram a costa brasileira foram enquadrados no padrão máximo de qualidade, com a avaliação A. É o que mostra o monitoramento deste tipo de embarcação feito pela Anvisa. Outros 10% alcançaram padrão B, que significa qualidade acima da média. O padrão C não foi dado a nenhuma das embarcações. A última temporada foi de outubro de 2012 a maio de 2013.

Apenas dois navios, ou 5% do total da amostra, foram situados na categoria D, que é o índice das embarcações que apresentam condições sanitárias insatisfatórias no momento das inspeções e que foram notificadas pela Anvisa a corrigir as irregularidades. Durante as inspeções, a Anvisa verifica as condições sanitárias das áreas críticas da embarcações, como a água das piscinas e as banheiras de hidromassagem, o gerenciamento de resíduos sólidos e a produção de alimentos.

Os resultados foram anunciados durante o Encontro Anual de Navios de Cruzeiros realizado entre os dias 23 e 27 de setembro. Na última temporada, os navios notificaram à Anvisa 455 casos de Doença Diarréica Aguda, o que representou 82% das doenças notificadas à Agência. A segunda ocorrência mais observada foi a Síndrome Gripal, com 14,6% das notificações. De acordo com a legislação sanitária nacional, as equipes de saúde a bordo dos navios devem notificar os atendimentos médicos feitos nos navios, inclusive na inexistência de casos.

 

Fonte:

Anvisa



30/09/2013 12:11


Artigos Relacionados


Anvisa: maioria dos cruzeiros da temporada 2011-2012 tem boas condições sanitárias

Brasil recebe encontro internacional sobre avaliação de tecnologias em saúde

Brasil é promovido em evento de cruzeiros

Brasil terá sistema de monitoramento de cruzeiros

CDR debate segurança em cruzeiros marítimos no Brasil

Projeto que cuida da qualidade de vida de mulheres carentes no Rio recebe prêmio ODM Brasil