Maioria dos participantes é contra reserva de vagas para idosos em concursos públicos



A reserva de vagas para candidatos idosos em concursos públicos foi reprovada pela maioria dos participantes da enquete promovida pela Agência Senado e pela Secretaria de Pesquisa e Opinião do Senado (Sepop) em outubro. Dos 3.717 internautas votantes, 57,17% declararam-se contrários ao projeto (PLS 60/09) que cria essa reserva, enquanto 43,83% disseram ser favoráveis à proposta.

De acordo com o texto do PLS 60/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), pelo menos 5% das vagas de concursos públicos serão destinadas a candidatos com mais de 60 anos, ressalvados os casos em que a reserva for impedida pela natureza do cargo. Atualmente, o projeto aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa, com parecer favorável da relatora, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) já veda a fixação de limite máximo de idade para provimento de cargo ou emprego público. O projeto de Antônio Carlos Valadares acrescenta ao Estatuto a reserva de cota para pessoas com mais de 60 anos, o que, segundo argumenta o senador, beneficiará a sociedade "pela contribuição social e profissional que pessoas mais maduras e experientes podem oferecer".

O projeto já foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Se for aprovado na CCJ e não houver recurso para que seja votado em Plenário, seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Enquetes 

A cada mês, o internauta pode opinar sobre os projetos em tramitação no Senado por meio das enquetes promovidas pela Agência Senado e pela Secretária de Pesquisa e Opinião (Sepop). A enquete fica disponível na barra lateral direita do site.

Em novembro, o tema da enquete é o projeto (PLS 227/04) que permite a prática de aborto nos casos de fetos anencéfalos.



05/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto reserva para idosos 5% das vagas de concursos públicos

Internauta pode opinar sobre reserva de vagas para idosos em concursos públicos

Reserva de vagas para indígenas em concursos públicos passa na CAS

Concursos públicos poderão reservar até 5% de vagas para idosos

Aprovado projeto que institui reserva de vagas para indígenas em concursos públicos

Concursos públicos só para formação de cadastro de reserva podem ser proibidos