Reserva de vagas para indígenas em concursos públicos passa na CAS
Nos concursos para provimento de cargos públicos poderá ser reservado aos indígenas percentual de vagas proporcional ao tamanho de sua população nos respectivos territórios. Para tanto, seriam observados os resultados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A reserva, se confirmada, terá validade de 20 anos. Projeto com esse objetivo foi aprovado nesta quarta-feira (1º) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
De iniciativa do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), o projeto (PLS 155/2000), que altera o Estatuto do Índio, segue para exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.
Mozarildo lembrou que o projeto foi apresentado há uma década e pediu prioridade na votação da matéria pelo Senado dada a sua importância como instrumento de inclusão da população indígena.
A relatora da matéria, senadora Fátima Cleide (PT-RO), opinou pela aprovação do projeto com as emendas já aprovadas pela Comissão de Educação (CE). O projeto original estabelece reserva de 5% das vagas de concursos públicos para os indígenas. A emenda acatada ajustou o quantitativo ao tamanho da população indígena no ente federativo responsável pelo concurso e determinou o prazo de 20 anos de validade para a lei.
01/09/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado projeto que institui reserva de vagas para indígenas em concursos públicos
Projeto reserva para idosos 5% das vagas de concursos públicos
Maioria dos participantes é contra reserva de vagas para idosos em concursos públicos
CE pode votar projeto que reserva vaga em concursos públicos aos indígenas
Internauta pode opinar sobre reserva de vagas para idosos em concursos públicos
Concursos públicos só para formação de cadastro de reserva podem ser proibidos