Mais abrangente, Enem pode substituir Prova Brasil na avaliação do ensino médio



Um grupo de trabalho foi criado para debater essa e outras propostas de valorização do ensino médio

 

O Ministério da Educação estuda a substituição da Prova Brasil pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Depois de reunião do ministro Aloizio Mercadante com secretários estaduais de educação, na terça-feira (21), foi criado um grupo de trabalho para debater essa e outras propostas de valorização do ensino médio.

O argumento para a mudança é que apenas 70 mil estudantes fazem a Prova Brasil, enquanto o Enem de 2011 recebeu 5,3 milhões de inscrições. A iniciativa é uma resposta aos resultados do Ideb para o ensino médio, divulgados na semana passada.

Entre 2009 e 2011, o índice do ensino médio subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7, meta nacional esperada. Nove estados, no entanto, tiveram piora em relação à edição anterior: Acre, Pará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul.

Se forem consideradas as notas do Enem obtidas por alunos da rede pública, há uma evolução. Em português, a média dos alunos da rede pública cresceu de 477,9 pontos para 503,7 pontos entre 2009 e 2011. Em matemática a evolução foi de 477,1 pontos para 492,9 pontos no mesmo período de comparação.

Para o ministro, os resultados do Enem são mais fidedignos, porque a amostra de participantes é maior e os alunos fazem a prova com mais comprometimento, já que podem usar os resultados do Enem para ingressar em um curso superior e em programas como o Ciência Sem Fronteiras.

O grupo de trabalho contará com representantes do MEC, cinco representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), um de cada região, e observadores da Academia Brasileira de Ciência e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Outro tema que o grupo deverá discutir é o redesenho curricular do ensino médio. O atual currículo do ensino médio é criticado por o conhecimento ser apresentado de forma fragmentada. A reestruturação deve agrupar as 13 disciplinas atuais em quatro blocos: matemática; linguagens e códigos; ciências da natureza, e ciências humanas.  e suas tecnologias.

Mercadante ressaltou que a reforma não significa que o fim da divisão entre as matérias. “Isso não quer dizer menos disciplinas ou menos professores, mas que elas estão integradas em um processo de aprendizagem único”, disse.

Outra proposta é a ampliação do Programa Ensino Médio Inovador, que atualmente atende a 2 mil escolas, em que há uma hora a mais de aula por dia. Esses colégios são apoiados pelo MEC, desde que queiram desenvolver novos formatos de organização de ensino médio.

Também foi discutida a realização, em 2013, da Prova Nacional de Ingresso na Carreira Docente. A iniciativa pretende selecionar professores para auxiliar municípios que têm dificuldades em realizar seus próprios concursos. O exame deve acontecer no segundo semestre do próximo ano.

O MEC discutiu com os secretários outras ações como a ampliação do ensino integral diurno, o aumento do número de professores com dedicação exclusiva a uma única escola e a criação de programa de intercâmbio entre diretores de escolas. O grupo de trabalho deve apresentar o resultado das discussões na próxima reunião do Consed, em 18 de outubro, em Santa Catarina.

 

 

Leia mais:

Cerca de 32 mil escolas públicas do País têm ensino integral

Disciplinas do ensino médio podem ser unificadas para facilitar aprendizagem

Cidades pequenas têm melhor resultado em avaliação da educação básica

Educação básica brasileira atinge nota 5 e supera meta

69% das escolas públicas de tempo integral têm maior parte de alunos do Bolsa Família

 

Fonte:
Agência Brasil
Ministério da Educação



22/08/2012 14:33


Artigos Relacionados


Comissão examina projeto que torna obrigatória prova do Enem ao fim do Ensino Médio

Meio milhão de participantes do Enem vão fazer a prova em busca do diploma do ensino médio

PARA MOZARILDO, ENEM PODE INDUZIR NOVA ABORDAGEM PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO

Mais de 100 mil candidatos conseguiram certificação do ensino médio pelo Enem

Acir Gurgacz analisa investimentos e avaliação do ensino médio em RO

Comissão de Educação aprova obrigatoriedade do Enem ao fim do ensino médio