PARA MOZARILDO, ENEM PODE INDUZIR NOVA ABORDAGEM PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO
- Todos nós estamos torcendo para que o Enem tenha vindo realmente para ficar e se consolide como uma vigorosa alternativa de ingresso aos cursos superiores - afirmou Mozarildo.
O senador lembrou que, em 1999, 346 mil alunos se inscreveram para fazer o exame, ou seja, 120% a mais que no ano anterior. Esse número, continuou, é altamente significativo, pois o exame tem caráter voluntário, e os bons resultados obtidos na aplicação da prova farão com que mais instituições de ensino superior adotem o Enem, em associação ou em substituição ao vestibular. Até o final de agosto, informou Mozarildo, 50 faculdades e universidades, 12 públicas (entre elas USP, Unesp e Unicamp) e 38 particulares, já utilizavam o Enem como parâmetro.
- O vestibular não mais atende as expectativas e necessidades da época atual. Além disso, as notas poderão servir de credencial para o ingresso no mercado de trabalho e para acesso a cursos profissionalizantes do pós-médio - analisou o senador.
Mozarildo destacou que o Enem é uma prova diferente por não cobrar a memorização de conteúdos e por centrar-se na avaliação de competências e habilidades desenvolvidos pelos alunos de escolaridade básica. Assim, o senador acredita que o Enem pode transformar o ensino médio no sentido de estimular a formação geral dos alunos, preparando-os para interpretar informações e resolver problemas concretos do dia-a-dia.
17/09/1999
Agência Senado
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