Mais de 263 mil beneficiários do Brasil Sem Miséria se matricularam em cursos de qualificação
Expectativa é oferecer 1 milhão de vagas até 2014 em cursos de capacitação
Por meio do Brasil Sem Miséria, mais de 263.077 beneficiários de programas de transferência de renda já fizeram sua pré-matrícula em cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em todo o País.
Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), são ofertadas vagas em cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. As qualificações são para quem quer ser costureira(o), eletricista, cuidador(a) de idosos, auxiliar administrativo, operador de computador e pedreiro.
As aulas são ministradas por instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do Senac e Senai e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os cursos são gratuitos e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.
A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras, que montam equipes de assistentes sociais para mobilizarem os beneficiários, realizarem as pré-matrículas e acompanharem os alunos. A meta é matricular 230 mil alunos só este ano, e 1 milhão até 2014. Na primeira quinzena de agosto, já foram feitas 130.341 matrículas em centenas de cursos.
Como participar
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, mesmo que o candidato não seja beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para informações gerais sobre o programa, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município; ou a Secretaria de Assistência Municipal. Para localizar o endereço do Cras mais próximo, acesse aqui.
Leia mais:
Programa de abastecimento de água investirá mais de R$1 bi em 12 estados
Saúde bucal será ampliada no País
50 mil famílias de assentados em extrema pobreza serão identificadas até 2013
Plano de superação da extrema pobreza completa um ano
Regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal terão inclusão produtiva rural
Fonte:
MDS
Brasil Sem Miséria
Ministério da Educação
20/08/2012 20:20
Artigos Relacionados
Mais de 500 mil estudantes se matricularam no Pronatec Brasil Sem Miséria
Cursos de formação e qualificação atendem beneficiários do Bolsa Família em Salvador
Cursos: Governo do Estado oferece mais de 3 mil vagas para cursos de qualificação profissional
Beneficiários do Brasil Sem Miséria terão atendimento facilitado em postos do Sine
Sistema de comunicação será utilizado para localizar beneficiários do Brasil Sem Miséria
Programa de qualificação tem mais de 6 mil vagas em cursos grátis