Mais de 500 mil estudantes se matricularam no Pronatec Brasil Sem Miséria



O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltado ao público do Plano Brasil sem Miséria obteve 527 mil matrículas em 1.531 municípios, em pouco mais de um ano e meio. A expectativa do governo federal é que até 2014, um milhão de pessoas estejam inscritas.

Quase a metade dessas matrículas foi realizada nos primeiros seis meses de 2013. Entre os alunos inscritos, 55% têm entre 15 e 29 anos e 66% são mulheres.

O eixo mais procurado pelos estudantes de baixa renda é o de Gestão e Negócios, que tem cursos voltados para área de administração. Em segundo lugar, com mais de 79 mil matrículas, está o eixo Infraestrutura.

Para participar de algum dos 485 diferentes tipos de cursos disponíveis, o candidato deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua residência. 

As prefeituras interessadas também podem aderir ao Pronatec Brasil Sem Miséria. A cada trimestre, o governo federal realiza processo de repactuação, com objetivo de identificar novos mapas de oportunidades e especificidades locais, podendo resultar na abertura de mais vagas. 

Formatura

Na tarde desta quinta-feira (18), aconteceu a formatura dos alunos dos cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria, em Fortaleza. O evento reuniu 3,2 mil formandos de 10 municípios cearenses, sendo que 2,4 mil são do Pronatec. Os alunos e formandos são de Fortaleza, Caucaia, Aquiraz, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Horizonte, Cascavel, Pacajus e São Gonçalo do Amarante. 

Pronatec

O Pronatec Brasil Sem Miséria oferece cursos de formação inicial continuada e de qualificação profissional para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo, com prioridade para os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada. 

O Programa é uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Educação e Sistema S (Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sest e Senar, entre outros).

Pré-requisitos para participar:

- Idade a partir dos 16 anos; 

- Estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÚNICO (Cadastro Único) mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O candidato interessado nos cursos Pronatec/BSM que não esteja cadastrado no CadÚnico mas que tenha o perfil para cadastramento, poderá ser matriculado normalmente pelo Pronatec/BSM, desde que também seja encaminhado ao órgão municipal responsável pela inclusão de famílias no Cadastro Único. 

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



30/08/2013 19:54


Artigos Relacionados


Mais de 263 mil beneficiários do Brasil Sem Miséria se matricularam em cursos de qualificação

Pronatec Brasil Sem Miséria forma mais de mil alunos

Pronatec Brasil Sem Miséria certifica mais de 2,5 mil alunos em Uberlândia (MG)

Mais de 900 alunos do Pronatec Brasil Sem Miséria se formam nesta sexta (9) em Manaus

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 700 profissionais no RS

Pronatec Brasil Sem Miséria chega a 830 mil matrículas