Mais de 4 milhões de redações do Enem foram corrigidas
Do total de redações corrigidas, 20,10% foram avaliadas por um terceiro corretor - o que corresponde a mais de 826,7 mil textos
Os números referentes à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 foram divulgados nessa quarta-feira (2), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC). No total, foram corrigidas mais de 4,1 milhões de redações. Estavam em branco 1,82% e, com nota zero, 1,76%. Entre as motivações para a falta de nota estão o texto insuficiente ou a cópia do texto motivador.
Os dados divulgados apontam que 20,10% das redações da última edição da prova foram avaliadas por um terceiro corretor - o que corresponde a mais de 826,7 mil textos. Outras 100.087 redações foram corrigidas por uma banca de examinadores, o que corresponde a 2,43% do total.
Esta banca, que passou a operar a partir da edição do ano passado, atua nos casos em que a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca é responsável pela atribuição da nota final ao participante.
“Os números ficaram dentro do previsto nas simulações realizadas por técnicos do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e pela comissão de especialistas do Inep, composta por pesquisadores e membros da Associação Brasileira de Avaliação (Abav)”, disse o presidente do Inep, Luiz Claudio Costa.
Competências
A correção da prova de redação do Enem avalia cinco competências: o domínio da norma padrão da língua escrita; a compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema nos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; e a elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.
A pontuação atribuída a cada competência pode variar até 200 pontos e a nota máxima da redação é de mil pontos.
Examinadores
As provas de redação do Enem de 2012 foram examinadas por dois corretores, sem que um conhecesse a nota atribuída pelo outro. Caso a diferença na nota final tenha sido superior a 200 pontos, o texto foi avaliado por um terceiro corretor.
- Resultado do Enem tem 3,5 milhões de acessos em três dias
- Processo seletivo do Prouni 2013 tem novas regras
- Primeira edição de 2013 do Sisu terá 129,2 mil vagas em 3,7 mil cursos
03/01/2013 17:03
Artigos Relacionados
Redações da Unesp são corrigidas em sistema on-line
Avaliação das redações do Enem será mais rigorosa
Correção de redações do Enem seguirá critérios mais objetivos, diz ministro
Correções das redações do Enem já estão disponíveis
Mais 1,5 mil candidatos do Enem foram eliminados nos dias de prova
Justiça Federal determina que todos os candidatos tenham acesso às redações do Enem