Mais de 4,5 milhões serão investidos em qualificação turística para a Copa 2014



Cerca de 3,9 mil trabalhadores da linha de frente do turismo serão preparados para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O Ministério do Turismo vai repassar R$ 4,57 milhões de recursos para projetos de qualificação de trabalhadores na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, estados-sede do campeonato mundial de futebol.

A estratégia é complementar à oferta de cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego voltado para a Copa do Mundo 2014 - Pronatec Copa, uma das ações de qualificação

profissional do Ministério do Turismo. Outros 13 projetos de estados-sede do Mundial estão em análise pelo Ministério do Turismo, informou o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.

De acordo com o secretário, o repasse às cidades-sede integra o pacote de investimentos da pasta para 2014: “Além de ampliar a qualificação de mão-de-obra para a Copa, estamos investindo no legado, que é do povo: a profissionalização, a geração de renda e o desenvolvimento econômico casado com o desenvolvimento social”, afirmou.

O Pronatec Copa oferece cursos para quem já trabalha com turismo e também para quem pretende se profissionalizar no setor. Os cursos oferecidos estão relacionados aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação.

As aulas serão ministradas pelo Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Rio Grande do Sul

Na capital gaúcha, o programa atenderá 2,4 mil profissionais diretamente envolvidos com o receptivo turístico para a Copa do Mundo. O convênio com a Secretaria de Turismo do estado, orçado em R$ 3,4 milhões, prevê aperfeiçoamento para diversas atividades de apoio ao turismo: taxistas, guias de turismo, comerciários, trabalhadores da segurança pública (policiais civis, militares e bombeiros) e do transporte público (motoristas e cobradores de ônibus). Segundo estudo encomendado pelo MTur à Fundação Getúlio Vargas (FGV), a estimativa é que a cidade receba 413,4 mil brasileiros e 129 mil estrangeiros durante o mundial.