Mais de 500 trabalhadores atingidos pelas enchentes sacaram FGTS



Desde o início do ano, a Caixa Econômica Federal pagou um total de R$ 662 mil em benefícios a 570 moradores atingidos pelas enchentes nos municípios de Angra dos Reis e Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. As chuvas de abril castigaram principalmente a capital fluminense e os municípios de Niterói, Saquarema, Maricá e Araruama.

Os recursos são do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, a liberação de saques para as pessoas que perderam patrimônio no estado depende da finalização de processos entre os municípios e o Ministério da Integração Nacional.

Primeiro a prefeitura municipal deve decretar o estado de calamidade pública ou situação de emergência, e identificar as áreas afetadas. Em seguida, o Ministério da Integração deve verificar as condições do local e reconhecer a decretação.

Depois que o ministério confirmar o estado do município, o trabalhador tem 90 dias para solicitar o saque junto à Caixa. Mas para isso é fundamental que o trabalhador esteja habilitado no sistema da Caixa, o que depende da comprovação de titularidade de conta vinculada. Além disso, o beneficiário deve comprovar que mora em uma das localidades que a prefeitura identificou como área afetada.

Os documentos necessários para saque do FGTS em caso de calamidade, junto à Caixa são: documento de identificação (RG, CPF), carteira de trabalho, cartão do PIS (ou cartão do cidadão), e comprovante de residência.

Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego

 



16/04/2010 21:58


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio faz apelo por atingidos pelas enchentes no Amazonas

Fundo Social de Solidariedade do Estado ajuda municípios atingidos pelas enchentes

Vanessa Grazziotin relata situação de ribeirinhos atingidos pelas enchentes no Amazonas

Garibaldi diz que MP para socorrer atingidos pelas enchentes no Nordeste será "abençoada"

Mão Santa cobra ajuda para municípios do Piauí atingidos pelas enchentes

Mais de 17,3 milhões de trabalhadores já sacaram o abono do PIS-Pasep