Mais de duzentas unidades de ensino profissionais serão construídas até 2014
O Brasil conta com ensino técnico e profissional de qualidade gratuito em todas as unidades da federação. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada há 102 anos, chegou a 2011 com 405 unidades em funcionamento - das quais 214 foram criadas nos últimos oito anos.
Os institutos também se responsabilizam pelas novas unidades que ainda serão inauguradas.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia combinam a oferta de ensino superior, básico e profissionalizante. São organizados por estados ou regiões do País (como o Triângulo Mineiro e o Sertão Pernambucano) e administram diversas unidades de ensino (campus), muitas vezes localizadas em diferentes cidades de sua área de abrangência.
O trabalho pedagógico dos institutos busca gerar conhecimento e desenvolver pesquisa em benefício das comunidades onde estão. Os gestores dos institutos têm autonomia para criar e extinguir cursos, de acordo com a demanda local e o perfil socioeconômico da região.
A Rede Federal conta ainda com instituições que não aderiram ao modelo dos institutos, como dois Cefets (um no Rio de Janeiro, outro em Minas Gerais), 25 Escolas Técnicas Vinculadas a Universidades e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
As Escolas Técnicas Federais (ETFs) e as Escolas Agrotécnicas Federais foram criadas em 1959, em um período de rápida industrialização nas cidades e, no campo, da adoção de práticas mais avançadas na atividade agropecuária.
A partir de 1994, as duas modalidades se unificaram no formato de Cefets - um modelo integrado de instituição que nasceu em 1978, com o foco na ampliação da oferta de ensino superior. Em 2008, as escolas remanescentes e os Cefets foram absorvidos pelos atuais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
As Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, por sua vez, oferecem ensino médio com ênfase na formação profissional, científica e tecnológica. Como o próprio nome diz, eles são ligados às universidades federais e possuem autonomia pedagógica e administrativa.
Fontes:
Ministério da Educação
Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica
17/08/2013 18:14
Artigos Relacionados
(Flash) - Novas unidades prisionais serão construídas no interior do Estado
Seis mil novas creches de educação infantil serão construídas até 2014
Araraquara recebe mais três unidades de ensino
Mil creches serão construídas pelo Governo de SP
Mais de 270 mil profissionais da assistência social serão capacitados em 2013
Rede de hospitais de ensino conta com mais cinco unidades hospitalares