Mais de R$ 12 bilhões serão investidos em projetos do setor de energia



Empresas de diversas categorias encaminharam  propostas ao programa Inova Energia

O programa Inova Energia recebeu 373 inscrições de empresas e Instituições Científicas e Técnologicas (ICTs) que pretendem desenvolver projetos de inovação tecnológica no setor elétrico.  O programa criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e

pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) possui uma demanda de R$ 12,3 bilhões destinados ao setor.

Entre as categorias das empresas inscritas estão 166 consideradas como empresas líderes, 144 empresas parceiras e 63 ICTs. As propostas vieram de 16 Estados das cinco regiões brasileiras.

As três linhas temáticas do Inova Energia são: Redes Elétricas Inteligentes (smart-grids) e Transmissão em Ultra-Alta Tensão (UAT); Geração de Energia Solar e Eólica; e Veículos Híbridos e Eficiência Energética Veicular - a de smart-grid e transmissão em UAT foi a que recebeu maior demanda, com projetos apresentados por 112 empresas líderes.

A linha temática voltada para energia de fontes alternativas despertou interesse de 105 empresas líderes e a de veículos elétricos e híbridos, de 46 empresas.