Mais médicos: "Governo pretende sanar demandas dos municípios até março de 2014", afirma Secretário
O Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mozart Sales, do Ministério da Saúde, participou, nesta sexta-feira (1), do programa Brasil em Pauta, transmitido pela TV NBR e disponível no Portal Brasil. Durante a entrevista, Sales fez um balanço do programa Mais Médicos.
Uma das principais novidades apresentadas pelo Secretário é que o o governo federal estuda abrir um novo ciclo de inscrição para médicos brasileiros e intercambistas individuais ainda em 2013, provavelmente no início de dezembro. "Com isso, pretendemos sanar as demandas apresentadas pelos municípios até março do ano que vem", afirmou Mozart.
O secretário ressaltou ainda que os médicos selecionados nessa segunda etapa iniciam os trabalhos na próxima segunda-feira (4).
Ao ser questionado sobre a infraestrutura necessária para que os médicos exerçam suas funções e sobre os campos de atuação, Mozart reforçou que o registro provisório emitido aos médicos com diploma no exterior permite que profissional atue apenas pelo programa Mais Médicos e que não há risco de o médico chegar à cidade designada e não possuir infraestrutura básica para realizar o atendimento.
Sobre o déficit no atendimento e uma possível falta de medicamentos nas cidades, o secretário disse que há um grupo no Ministério da Saúde acompanhando esses indicadores e conversando com as secretarias de saúde das cidades para prover, se necessário, os recursos.
Em setembro, foram registradas 320 mil consultas realizadas pelos médicos participantes do programa. Cada profissional do programa atua 40 horas por semana e realiza, diariamente, entre 20 e 30 consultas nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando a capacidade de atendimento nas comunidades, sem necessidade de deslocamento desta população aos grandes centros.
A presença deles nas cidades impacta ainda no acesso aos medicamentos. Neste período, 13,8 mil pacientes retiraram medicamentos das farmácias populares com receitas emitidas por médicos do programa.
Novos registros
Nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, foi divulgada mais uma lista de médicos que vão participar do programa Mais Médicos para o Brasil.
Veja a lista dos selecionados:
Diário Oficial da União, página 59
Diário Oficial da União, página 60
Diário Oficial da União, página 61
Diário Oficial da União, página 62
Diário Oficial da União, página 63
Diário Oficial da União, página 64
Diário Oficial da União, página 65
Diário Oficial da União, página 66
Diário Oficial da União, página 67
Diário Oficial da União, página 68
Diário Oficial da União, página 69
Diário Oficial da União, página 70
01/11/2013 11:06
Artigos Relacionados
Governo pretende lançar terceiro edital do Mais Médicos em dezembro
Queremos atingir 13 mil médicos pelo Mais Médicos até abril de 2014, diz Dilma
FGTS não comporta mais demandas, afirma presidente da Caixa
Déficit de médicos é um dos grandes desafios da área da saúde, afirma secretário da Bahia
Leilão de Libra é marco para o País, afirma secretário
Governo pretende erradicar fome até 2014, diz ministra dos Direitos Humanos