Governo pretende erradicar fome até 2014, diz ministra dos Direitos Humanos
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, disse na noite de segunda-feira (10) que a erradicação da fome é uma meta que o governo pretende cumprir até 2014. Segundo ela, a luta para que não falte comida a nenhum brasileiro está incluída na agenda de combate à miséria.
“A nossa meta, do governo federal, é no final do mandato da presidenta Dilma [Rousseff] já termos um processo em que possamos dizer que nenhum brasileiro ou brasileira vive em miséria extrema, a fome é miséria extrema”, declarou ao comentar a posição de liderança do Brasil no ranking da organização não governamental (ONG) ActionAid de países que mais combatem a fome.
O relatório da ONG destaca os resultados do Programa Fome Zero, com a diminuição da desnutrição infantil em 73% entre 2002 e 2008. Além de elogiar a inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal em fevereiro de 2010.
A ministra disse ainda que merece comemoração o fato de o Brasil estar adotando uma política que busque tanto o desenvolvimento econômico como o bem-estar humano e social. “Nós estamos aqui para fazer com que o PIB [Produto Interno Bruto] real seja a qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras e que o Brasil tenha uma boa integração com o mundo contemporâneo”, declarou ao participar da abertura da 6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.
Para Maria do Rosário, o festival cinematográfico integra as ações da sociedade e do governo para promover uma cultura de direitos humanos no País. “Ela soma em toda uma movimentação que o Brasil faz, que o governo brasileiro faz e que a sociedade faz”.
Fonte:
Agência Brasil
11/10/2011 12:57
Artigos Relacionados
Ministra discursa no Conselho de Direitos Humanos da ONU
Ministra destaca ações de garantia dos direitos humanos
Ministra apresenta Fórum Mundial de Direitos Humanos
“Queremos consolidar uma cultura de Direitos Humanos”, diz ministra
Ministra destaca comemoração dos 65 anos da declaração dos direitos humanos
Ministra dos Direitos Humanos inaugura Serviço de Informação ao Cidadão