Mais Médicos prevê mais 11 mil vagas de graduação até 2018



O município de Araçatuba, em São Paulo, está entre as cidades pré-selecionadas para abrirem novas faculdades de medicina. A cidade participa de um edital do Ministério da Educação que prevê a habilitação de novos cursos e vagas nos municípios brasileiros. A medida é uma estratégia do programa Mais Médicos, que pretende aumentar o número de vagas do curso no país. A previsão é que mais de 11 mil vagas de graduação em medicina sejam abertas em todo o Brasil até 2018. Um dos critérios de classificação do edital é a análise da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município, segundo dados do Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu o documento com os dados de Araçatuba, nesta quinta-feira (7). O ministro afirmou que a cidade está adequada para receber o curso de medicina.

“No mapeamento que nós fizemos cabe uma faculdade de medicina em Araçatuba. Então, está nessa fase da adesão ao edital. Mas, é muito importante essa união dos municípios da região, porque é isso que dá solidez para o projeto de ter uma faculdade de medicina. E quando o projeto for concorrer, qual for o melhor projeto a ganhar, vários critérios vão contar. Por exemplo, um deles é se tem algum tipo de politica que possa ampliar as vagas do Prouni, possa permitir de alguma forma estimular o acesso de jovens da própria região, da região rural ao curso de medicina”, destacou o ministro.

Para o prefeito de Araçatuba, Cido Sério, a expectativa é que em 2015 o curso de medicina em Araçatuba já esteja funcionando. “É um debate que a cidade faz há 60 anos a sua necessidade de ter um curso de medicina, de gerar ali médicos que pudessem atender a demanda do oeste paulista. Agora, nesse momento com o programa Mais Médicos que define a área de necessidade e não o contrário. Tenho certeza que nós vamos cumprir essa etapa inicial que fizemos hoje com vários prefeitos, que é entregar o documento respondendo ao edital que nos cumprimos as exigências e nos prepararmos para se Deus quiser em 2015 já ter gente estudando medicina em Araçatuba”, afirmou.

Já o secretário municipal de Saúde de Araçatuba, José Carlos Teixeira, conta que o município já tem a estrutura necessária para abrir um curso de medicina. “Vai contemplar uma região que já tem mais dois mil leitos, quase 1.500 leitos SUS. Então, nós temos toda a estrutura que o edital faz com que a gente cumpra. E nós já fizemos o cadastro junto ao Ministério da Educação e agora é aguardar o próximo passo”.