Mais Médicos prevê mais 11 mil vagas de graduação até 2018
O município de Araçatuba, em São Paulo, está entre as cidades pré-selecionadas para abrirem novas faculdades de medicina. A cidade participa de um edital do Ministério da Educação que prevê a habilitação de novos cursos e vagas nos municípios brasileiros. A medida é uma estratégia do programa Mais Médicos, que pretende aumentar o número de vagas do curso no país. A previsão é que mais de 11 mil vagas de graduação em medicina sejam abertas em todo o Brasil até 2018. Um dos critérios de classificação do edital é a análise da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município, segundo dados do Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu o documento com os dados de Araçatuba, nesta quinta-feira (7). O ministro afirmou que a cidade está adequada para receber o curso de medicina.
“No mapeamento que nós fizemos cabe uma faculdade de medicina em Araçatuba. Então, está nessa fase da adesão ao edital. Mas, é muito importante essa união dos municípios da região, porque é isso que dá solidez para o projeto de ter uma faculdade de medicina. E quando o projeto for concorrer, qual for o melhor projeto a ganhar, vários critérios vão contar. Por exemplo, um deles é se tem algum tipo de politica que possa ampliar as vagas do Prouni, possa permitir de alguma forma estimular o acesso de jovens da própria região, da região rural ao curso de medicina”, destacou o ministro.
Para o prefeito de Araçatuba, Cido Sério, a expectativa é que em 2015 o curso de medicina em Araçatuba já esteja funcionando. “É um debate que a cidade faz há 60 anos a sua necessidade de ter um curso de medicina, de gerar ali médicos que pudessem atender a demanda do oeste paulista. Agora, nesse momento com o programa Mais Médicos que define a área de necessidade e não o contrário. Tenho certeza que nós vamos cumprir essa etapa inicial que fizemos hoje com vários prefeitos, que é entregar o documento respondendo ao edital que nos cumprimos as exigências e nos prepararmos para se Deus quiser em 2015 já ter gente estudando medicina em Araçatuba”, afirmou.
Já o secretário municipal de Saúde de Araçatuba, José Carlos Teixeira, conta que o município já tem a estrutura necessária para abrir um curso de medicina. “Vai contemplar uma região que já tem mais dois mil leitos, quase 1.500 leitos SUS. Então, nós temos toda a estrutura que o edital faz com que a gente cumpra. E nós já fizemos o cadastro junto ao Ministério da Educação e agora é aguardar o próximo passo”.
O resultado da seleção dos municípios competentes a abrirem novos cursos de medicina no Brasil será divulgado no dia 20 de dezembro deste ano.
Fonte:
Ministério da Saúde
11/11/2013 15:08
Artigos Relacionados
Administração Penitenciária abre mais de 200 vagas para médicos
Programa Mais Médicos já conta com mais de 2.500 municípios inscritos
Profissionais do Mais Médicos realizaram mais de 140 mil consultas em São Paulo
Mais de 3,5 milhões de pessoas são assistidas pelo Mais Médicos
Senadores apresentam mais de 200 emendas à MP do programa Mais Médicos
Mais 24 profissionais do Mais Médicos recebem registros