Programa Mais Médicos já conta com mais de 2.500 municípios inscritos



Reuniões de alinhamento sobre as diretrizes do Programa Mais Médicos estão sendo realizadas em todo o País para que os gestores públicos manifestem as demandas por atendimento de saúde nas suas respectivas administrações e localidades. Esse mapeamento e sensibilização são necessários para que o Programa avance e estão sendo conduzidas pelo Ministério da Saúde. Maranhão, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Amazonas, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Ceará e Distrito Federal já receberam a comitiva do Programa.

O Programa Mais Médicos busca assegurar a presença de médicos em áreas carentes do País.

Até a última quinta-feira (18), o programa registrou 13.857 médicos inscritos até esta quarta-feira (24), 2.552 municípios, o equivalente a 45,8% das cidades brasileiras. Do total que aderiu à iniciativa, 887 (34%) cidades estão em regiões de maior vulnerabilidade social e, por isso, consideradas prioritárias. 

Das 2.552 cidades inscritas, 34% (867) estão na região Nordeste. O Sudeste contou com 652 municípios participantes e o Sul, 620. Norte e Centro-Oeste registraram 207 e 206, respectivamente.

Os profissionais que atuarão nessas cidades receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.

 

O programa