MALAN E LOYOLA SÃO CONVOCADOS PARA FALAR SOBRE INTERVENÇÃO



O ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, deverão comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) na próxima terça-feira, dia 22,para dar explicaçõesminuciosassobre a intervenção nos Bancos Econômico, Comercial de São Paulo e Mercantil de Pernambuco. Requerimento nesse sentido, de autoria do presidente da CAE, senador Gilberto Miranda (PMDB-AM),foi aprovado na manhã de hoje (dia 15), pela comissão.

Conforme o requerimento, Malan e Loyolatambém deverão esclarecer detalhadamente "a situação dos bancos comerciais que vêm recorrendo freqüentemente ao redesconto - socorro eventualmente prestado pelo Banco Central às instituições bancárias para fechamento do caixa -,nos últimos 90 dias", bem comoapresentar relação contendo o valor diário dessas operações e os respectivosbancos, no mesmo período.

O ministro e o presidente do BC deverão explicitar aindao volume e a composição das reservas cambiais brasileiras,estimadas, nominalmente, em US$ 41 bilhões. O senador Esperidião Amin (PPR-SC), que pediu a inclusão desse item no requerimento de convocação, disse que é preciso esclarecer o percentual do volume das reservas que corresponde ao chamado "dinheiro de motel" (capitais voláteis especulativos) e o montante efetivamente consolidado nas contas .

Durante os debates sobre a matéria, o senador Vilson Kleinübing (PFL-SC) sugeriua formulação de proposta de emenda constitucional com a introdução do conceito de ruína, proibindo que "dinheiro público seja utilizado para salvar qualquer empresa mal administrada, seja ela pública, privada ou mista".

CASO DALLARI

Na mesma reunião, foi marcada parao próximodia 23, quarta-feira,a vinda de José Milton Dallari, secretário de Acompanhamento Econômico,para explicar as denúncias sobre seu envolvimento com empresas do setor privado. Na condição de convidado,caberá a Dallariconfirmar à comissão a data de seu comparecimento.

DÍVIDA ESTADUAL

Na reunião desta manhã, a Comissão de Assuntos Econômicos aprovouautorização solicitada pelo governo de Santa Catarina, paraa rolagem de suadívida mobiliária. Na discussão da matéria,os senadores decidiram propor alteração dasistemática no tratamento das dívidas estaduais. Neste semestre,seriam concedidos até98%do valor postulado pelos governos estaduais para fins de giro de seus passivos.



15/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


CFC aprova convite para Malan falar sobre caso Marka

Senado decide se chama Malan para falar sobre Código de Defesa do Contribuinte

Senado decide se chama Malan para falar sobre Código de Defesa do Contribuinte

Relator ressalta que Dilma foi convocada pela CI para falar sobre o PAC e não sobre dossiê

Decisão sobre lei de intervenção na economia fica para próxima semana

Haddad é convidado para falar sobre o Enem