Maldaner anuncia fórum de defesa civil e faz balanço de atividades de comissão especial
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), em discurso nesta terça-feira (20), anunciou sua participação no 7º Fórum Nacional de Defesa Civil, em Maceió (AL), nos dias 21 e 22. No encontro, coordenadores de defesa civil, técnicos e gestores da área, além de membros da sociedade civil, vão compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção de desastres e redução de riscos.
Maldaner aproveitou para fazer um breve relato das atividades da Comissão Especial de Defesa Civil do Senado, da qual é o relator. Até agora, foram realizadas cinco diligências pelo país e várias audiências públicas na Casa. A comissão também está analisando a legislação vigente, as proposições que tramitam na Câmara e no Senado e as experiências de países com comprovado conhecimento técnico em defesa civil, como Alemanha, Espanha, Japão e Austrália.
- Pretendemos trabalhar num novo marco legal, para passar a atuar de forma consistente no campo preventivo. Essa é a nova linha - disse.
O senador citou ideias surgidas com os debates, como a estruturação da defesa civil nos estados e municípios para o desenvolvimento de uma política preventiva que atenda rapidamente em caso de catástrofe; e a necessidade de investimento permanente em prevenção, com a criação de um fundo em que os recursos não sejam contingenciados e centralizados. Outra sugestão é a destinação de um percentual dos seguros pagos no país ao fundo.
- Esses são apenas alguns exemplos. As propostas são muitas e dentro do menor espaço de tempo possível vamos apresentar o relatório final - prometeu.
20/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maldaner anuncia audiência da Comissão de Defesa Civil em Manaus
Maldaner anuncia audiência pública da Comissão de Defesa Civil no Rio
Casildo Maldaner anuncia visita de comissão de Defesa Civil do Senado a Santa Catarina
Casildo Maldaner vai acompanhar o 8º Fórum Nacional de Defesa Civil
Casagrande anuncia que comissão especial vai reformular Código de Defesa do Consumidor
MALDANER QUER FORTALECIMENTO DA DEFESA CIVIL