Maldaner defende investimentos na qualificação de mão de obra para o setor petroleiro



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), em discurso nesta segunda-feira (31), apontou a necessidade de investimento na preparação de mão de obra qualificada para a exploração de petróleo no Brasil. A questão, argumentou o senador, ganhou mais importância geopolítica após a auto-suficiência brasileira alcançada há poucos anos, as sucessivas crises do petróleo desde a década de 1970 e o atual endividamento mundial.

- Uma das prioridades para o Brasil continuar atendendo as demandas dessa auto-suficiência, com absoluta autonomia e competência, é investir na mão-de-obra qualificada para o setor. É preciso investir tanto na formação quanto na prospecção e na exploração do petróleo - disse.

Santa Catarina, assinalou o senador, já está dando essa contribuição, pois iniciou o curso de Engenharia de Petróleo que, embora ainda esteja em fase de implantação, com 40 vagas por semestre, na cidade de Balneário Camboriú, é um verdadeiro sucesso. No primeiro vestibular, ocorrido em julho, foi o curso mais concorrido da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com 21 candidatos disputado cada vaga.

O novo curso, na opinião de Maldaner, é um instrumento fundamental para a capacitação de engenheiros de petróleo com sólida base técnica e científica. Após os cinco anos da faculdade, o egresso estará capacitado a trabalhar em todos os ramos relacionados à indústria do petróleo e também a integrar equipes multidisciplinares responsáveis pelos projetos e desenvolvimento de campos de petróleo, disse o senador.

Lula

Casildo Maldaner também comentou a notícia da doença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diagnosticado com câncer na laringe na última sexta-feira. Ele disse que Lula deve enfrentar a doença e o tratamento com coragem e elogiou a forma transparente com que o ex-presidente está tratando do assunto. Em sua opinião, isso vai ajudá-lo, devido à rede de forças e solidariedade que vem se formando.



31/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTRA DEFENDE QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA NO COMBATE AO DESEMPREGO

Casildo Maldaner defende investimentos em pesquisas na Antártica

Ministério das Comunicações defende a regulação do setor para incentivar investimentos

BNDES defende investimentos em inovação na indústria para garantir competitividade no setor

Qualificação de mão de obra é desafio para País continuar crescendo, diz Mantega

Mozarildo defende investimentos no setor de turismo