Mozarildo defende investimentos no setor de turismo
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lamentou, em discurso nesta segunda-feira (15), que o Brasil "patine na segunda divisão dos destinos internacionais" enquanto a Espanha vem atraindo um número crescente de visitantes, por meio de ações de planejamento e parcerias público-privadas de investimento. Ele salientou que o país tem um grande potencial turístico que precisa ser explorado por empresas do setor.
Na avaliação do senador, o turismo no Brasil é prejudicado pelos altos índices de criminalidade, pela precária infra-estrutura de transportes, pela elevada carga tributária e, mais recentemente, pelo apagão aéreo. O Brasil, disse o senador, ocupa a 59ª posição entre os 124 países de maior competitividade no turismo, de acordo com relatório divulgado em março pelo Fórum Econômico Mundial.
- Enquanto isso, a economia mundial do turismo resplandece e mostra seus incríveis números. Somente em 2006, cerca de 842 milhões de pessoas atravessaram fronteiras como turistas, movimentando US$ 710 bilhões de dólares nos países visitados - afirmou.
Mozarildo classificou como "inconcebível" a ausência de investimentos em turismo na Amazônia, região que, segundo ele, responde por apenas 10% do turismo no país, enquanto reúne aproximadamente 60% do ecossistema nacional. O senador acrescentou que a aviação regional foi desmantelada e que a Amazônia também apresenta inúmeros problemas de infra-estrutura. Ele apelou à senadora licenciada e ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para que priorize os investimentos turísticos na Amazônia, como forma de evitar que "outras atividades nocivas não se desenvolvam na região".
O senador destacou que a industria do turismo conta com a vantagem de não produzir poluição, o que representaria um ganho adicional ao setor em tempos de aquecimento global.
15/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi pede mais investimentos no setor de turismo
Congresso do setor de turismo debate investimentos para a Copa do Mundo de 2014
Eduardo Braga quer investimentos no setor de serviços voltados para o turismo na Amazônia
Paulo Octávio defende mudanças na MP da Cofins para o setor de turismo
Heloísa defende investimentos e linhas de crédito para aumentar turismo no país
OSMAR DIAS DEFENDE INVESTIMENTOS. NO SETOR DE ÁLCOOL E AÇÚCAR