Maldaner defende mais recursos para a Defesa Civil



Para o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), o Brasil é imprevidente e não se protege de problemas recorrentes, como as enchentes no Sul, a seca no Nordeste e as queimadas no Centro-Oeste. Maldaner afirmou que as enchentes no Sul destroem casas, escolas, postos de saúde e pontes e a Defesa Civil não consegue lidar com a situação por falta de recursos. O senador sugeriu nesta terça-feira (9) que a sociedade pressione o Congresso pela aprovação de projetos que objetivam minorar o sofrimento dos brasileiros que passam por calamidades.

Maldaner citou especialmente dois projetos de autoria dele que prevêem a criação do Fundo Nacional da Defesa Civil. O primeiro indica a arrecadação de uma taxa de 0,5% a ser cobrada de todos os seguros realizados no país. O segundo permitiria que até 2% do Imposto de Renda de pessoas físicas ou jurídicas fossem destinados para a Defesa Civil.

- Se é possível fazer isso para a cultura, porque não para a Defesa Civil? - perguntou o senador, esclarecendo que os recursos do fundo seriam usados pelas várias instâncias da Defesa Civil.

Outra proposta cuja aprovação Maldaner pediu seria a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a reconstrução de casas destruídas por tragédias naturais.

- Se o FGTS pode ser usado para construir e comprar a casa própria, porque não para refazê-la? O governo brasileiro não é previdente, não antecipamos os problemas, achamos que as tragédias só acontecem com os outros - afirmou.

09/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maldaner quer mais recursos para Defesa Civil

MALDANER QUER MAIS RECURSOS PARA A DEFESA CIVIL

Maldaner quer mais recursos para a Defesa Civil

Casildo Maldaner cobra recursos para reforço de atuação da Defesa Civil

Maldaner defende imposto sobre seguros para financiar defesa civil

Maldaner defende reestruturação urgente da Defesa Civil