Maldaner quer mais recursos para a Defesa Civil



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) apresentou projeto propondo o recolhimento de um percentual a ser definido do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para ser utilizado pela Defesa Civil. Outra proposta de sua autoria estabelece que, em todo seguro feito no país, seja cobrado um índice de cerca de 10% para socorrer populações atingidas por calamidades públicas.

Um terceiro projeto do senador por Santa Catarina faculta o saque na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores que perderam sua casa em virtude de enchentes ou outras intempéries climáticas. Ele lembrou que atualmente todo o dinheiro reservado para amenizar o sofrimento de pessoas atingidas por calamidades públicas fica centralizado na União.

- Essa situação provoca sérios problemas e impede que a cidade atingida por uma enchente, por exemplo, se recupere rapidamente e a população volte a levar uma vida normal. Geralmente leva uns seis meses até que se encontre um caminho para se reconstruir a ponte que caiu ou a escola que se foi - afirmou Casildo Maldaner.



16/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER QUER MAIS RECURSOS PARA A DEFESA CIVIL

Maldaner quer mais recursos para a Defesa Civil

Maldaner defende mais recursos para a Defesa Civil

Casildo Maldaner cobra recursos para reforço de atuação da Defesa Civil

MALDANER QUER DEDUÇÃO DO IR DE DOAÇÕES PARA DEFESA CIVIL

MALDANER QUER FORTALECIMENTO DA DEFESA CIVIL