MALDANER ENALTECE VISÃO FUTURISTA DE GOMES DE OLIVEIRA
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) homenageou o ex-senador catarinense Carlos Gomes de Oliveira cujas idéias e propostas "continuam vivas nos debates dessa Casa e aos poucos vão se materializando." Ele citou o exemplo do Mercosul, antevisto por Gomes de Oliveira em 1951, quando foi criada a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (Ceca). Segundo Maldaner, ele "profetizou 'teremos a integração econômica como se procurou fazer na Europa'."
Um relato da vida pública de Gomes de Oliveira foi traçado por Maldaner, desde sua entrada na política, em 1921, quando seu jornal defendeu a candidatura de Nilo Peçanha em oposição à de Arthur Bernardes. Ele foi deputado estadual, federal e constituinte, tendo sido eleito senador em 1951. Durante esse mandato já debatia a participação dos empregados nos lucros da empresa, comentou Maldaner.
- Dono de uma visão futurística, defendia o aumento da produção agrícola para fixar o homem no campo e atender às necessidades mínimas de consumo do povo brasileiro; promoveua reforma do ensino público em grupos escolares; preocupou-se em levar justiça social às camadas menos favorecidas, criando o Código Judiciário em 1928, de ação sumaríssima, verbal e gratuita - enumerou.
14/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares destacam visão futurista do Marquês de Paranaguá
Deputado Arruda frisa visão futurista de Aureliano
AMIN HOMENAGEIA EX-SENADOR CARLOS GOMES DE OLIVEIRA
AMIN PEDE HOMENAGEM PARA EX-SENADOR CARLOS GOMES DE OLIVEIRA
MALDANER ENALTECE A TRANSPARÊNCIA DE KLEINÜBING EM TODAS AS SUAS AÇÕES
Visão de Dom Bosco_mais