AMIN HOMENAGEIA EX-SENADOR CARLOS GOMES DE OLIVEIRA



O senador Esperidião Amin (PPB-SC) afirmou hoje (dia 14) que o país precisa cultuar a memória de seus grandes homens para que sirvam de modelo de patriotismo e civilidade, sendo motivo de orgulho para os cidadãos brasileiros. "Parece até que temos vergonha de ter nascido nos trópicos, que deveríamos ser escandinavos ou norte-americanos para termos auto-estima", disse ele.

Na sua opinião, o ex-senador Carlos Gomes de Oliveira, homenageado na primeira parte da sessão desta terça-feira, é exemplo de um desses "grandes homens cuja memória deve ser cultuada para as gerações futuras". Ocupando cargos de vereador, prefeito, deputado, secretário de Estado, esse homem público trilhou uma carreira política de 40 anos de luta por Joinville, por Santa Catarina e pelo Brasil, marcada pela integridade moral e pelo rigor na defesa dos interesses do povo, observou Amin.

- A lucidez de um homem preocupado com seu povo permitia-lhe ver quanto tempo seria perdido sem que fosse dada solução a questões que, já naquela época, eram ingentes - afirmou o senador, lembrando que há mais de trinta anos Carlos Gomes de Oliveira, durante o mandato no Senado, já discutiaprojeto de reforma eleitoral.

Esperidião Amin considerou importante contribuição do ex-senador, que pronunciou mais de 400 discursos durante os oito anos de mandato, a emenda que propiciou a criação dos órgãos de assistência e aposentadoria, atualmente unificados no INSS. Além disso, pareceres, projetos de reforma do Código de Processo Civil e de reforma administrativa, de acordo com o senador, também marcaram a passagem de Gomes de Oliveira pelos cargos políticos que ocupou.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), falando em nome do senador Vilson Kleinübing (PFL-SC), lembrou o programa "Sopa escola", criado por Carlos Gomes de Oliveira, que foi adotado pelo Ministério da Educação como "merenda escolar" para todo o país. O senador Geraldo Melo (PSDB-RN), na presidência dos trabalhos, associou-se à homenagem ao ex-senador.



14/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMIN PEDE HOMENAGEM PARA EX-SENADOR CARLOS GOMES DE OLIVEIRA

Antonio Carlos Júnior homenageia Orlando Gomes

MALDANER ENALTECE VISÃO FUTURISTA DE GOMES DE OLIVEIRA

AMIN HOMENAGEIA RADIOAMADORES

AMIN HOMENAGEIA JORNALISTA CATARINENSE ASSASSINADO

ANTONIO CARLOS MAGALHÃES DIZ QUE AMIN FARÁ MUITA FALTA