Maldaner homenageia OAB pelo Dia do Advogado
- Na verdade, não se pode apontar uma única circunstância em que os interesses do Brasil estejam sendo prejudicados sem que a OAB faça ouvir seu protesto - afirmou o senador.
Maldaner lembrou que as origens da OAB situam-se no ano de 1843, quando foi fundado o Instituto dos Advogados do Brasil. A organização, como existe hoje, surgiu em 1930, e já nasceu assumindo uma posição crítica em relação ao governo do presidente Getúlio Vargas, especialmente após o advento do Estado Novo.
Posição igualmente crítica foi adotada pelo OAB em relação aos desmandos impetrados pelo regime militar após o golpe de 1964, segundo destacou Casildo Maldaner. O senador relembrou que a OAB foi particularmente atuante na denúncia dos dispositivos dos Atos Institucionais que subtraíram da apreciação do Poder Judiciário os atos do governo militar.
- O desafio que a Ordem hoje se coloca é fazer com que o Brasil comece a dar conteúdo a essas duas palavras vitais para a preservação da dignidade humana: justiça e cidadania. Nesse seu combate de décadas, a Ordem dos Advogados do Brasil tem sido uma verdadeira sentinela do povo brasileiro em defesa desses valores - ressaltou o senador.zzCasildo Maldaner fez questão de dizer que estava homenageando a "sua" OAB, estendendo seus cumprimentos a todos a todos os seus colegas advogados do Brasil.
14/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
MALDANER QUER DIA DO ADVOGADO EM 11 DE AGOSTO
MALDANER ANUNCIA QUE APRESENTARÁ PROJETO DEFININDO O DIA DO ADVOGADO
Casildo homenageia advogado catarinense
Nabor homenageia advogado radicado no Acre
CARLOS WILSON HOMENAGEIA ADVOGADO PERNAMBUCANO
ANTÔNIO CARLOS VALADARES HOMENAGEIA ADVOGADO SERGIPANO