CARLOS WILSON HOMENAGEIA ADVOGADO PERNAMBUCANO



O senador Carlos Wilson (PPS-PE) homenageou o advogado pernambucano Paulo Cavalcanti, que se estivesse vivo estaria completando 85 anos. Bacharel em Direito aos 27 anos, foi promotor de justiça e deputado estadual por três mandatos consecutivos (1947, 1950 e 1954). No entanto, observou o senador, teve seu registro eleitoral cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco que acatou denúncias do Partido Integralista que o acusava de ser comunista.
Carlos Wilson disse, que Paulo Cavalcanti se declarava um "marxista convicto, embora modesto". Preso por 11 vezes desde o início do golpe militar de 1964, foi processado mas sempre absolvido das acusações que lhe eram impostas, lembrou o senador.
Colaborador do governo de Pelópidas Silveira, no Recife, como secretário de assuntos jurídicos, de finanças e administração, Paulo Cavalcanti também participou como diretor do Arquivo Público no governo, do então governador Carlos Wilson.
O senador destacou ainda a atividade de Cavalcanti como jornalista, onde foi diretor da Associação de Imprensa de Pernambuco. Fundador da Associação do Ministério Público de Pernambuco e da União Brasileira de Escritores, escreveu a obra "Eça de Queiroz, agitador no Brasil", pela qual, recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras, da Câmara Brasileira do Livro de São Paulo e da Academia Pernambucana de Letras, observou Carlos Wilson.
Como homenagem a Paulo Cavalcanti, o senador disse, que seu nome será inscrito no monumento "Tortura Nunca Mais", em Recife. Ali estará transcrita uma das frases que, segundo Carlos Wilson, sintetiza o trabalho e obra de Paulo Cavalcanti, "não há neutralidade diante da vida".

26/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANTÔNIO CARLOS VALADARES HOMENAGEIA ADVOGADO SERGIPANO

CARLOS WILSON HOMENAGEIA CAPIBA

Carlos Wilson homenageia Alberto Pasqualini

CARLOS WILSON HOMENAGEIA 0S 90 ANOS DE DOM HELDER

CARLOS WILSON HOMENAGEIA BARRETO GUIMARÃES

CARLOS WILSON HOMENAGEIA MEMÓRIA DE LUÍS EDUARDO