MALDANER: NARCOTRÁFICO AMEAÇA AS INSTITUIÇÕES NO BRASIL
. Maldaner citou vários fatos - inclusive informações de que um ex-presidente do Suriname instalou uma base naquele país, que tem fronteira com o Brasil, para o tráfico e a lavagem do dinheiro dele proveniente - para alertar que o narcotráfico está infiltrado na Polícia, na Justiça e na própria política.
.- A crise econômica é um caldo de cultura que favorece a expansão do tráfico de drogas na América Latina. A região transformou-se no grande centro produtor e transformador de narcóticos para consumo de seus países e dos ricos mercados europeus e norte-americano. O crime organizado ganhou grande desenvoltura em uma ação que pretende transformar o Brasil não apenas no corredor estratégico para o tráfico de drogas, mas, também, em centro consumidor - disse o senador.
.Dados em poder do Programa das Nações Unidas para o Controle Internacional de Drogas (UNCDP) estimam, de acordo com Maldaner, que um exército de 100 mil pessoas dá suporte às atividades das quadrilhas responsáveis pelo refino e distribuição de drogas no Brasil. Só no Rio de Janeiro 10 mil pessoas teriam sido recrutadas para a atividade criminosa.
.Maldaner entende que os recursos oriundos do tráfico são "lavados" no mercado financeiro do Brasil. "Há um consenso de que as quadrilhas não têm estrutura para cuidar sozinhas desse elo indispensável da cadeia criminosa. E é preciso atacar esse elemento fundamental para chegar aos verdadeiros barões do tráfico, o que só se tornará viável se o Congresso aprovar projeto de lei que autorize a quebra do sigilo bancário e desenvolva ação conjunta com os demais Poderes", afirmou.
.- No Brasil, não é só a cocaína que invadiu nossos lares, escolas e centros de lazer e de entretenimento. A maconha, estágio na escalada do vício, é produzida e consumida largamente. Existe uma área entre a Bahia e Pernambuco, conhecida como Polígono da Maconha, que é considerada a maior zona produtora do país, apesar da permanente repressão policial - destacou Casildo Maldaner.
29/09/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner: Congresso deve ter comissão permanente para investigar narcotráfico
João Agripino via Jango como ameaça às instituições
Brasil e Peru vão firmar parcerias para combater narcotráfico nas fronteiras
João Pedro denuncia assassinatos do narcotráfico na divisa do Brasil com a Colômbia e o Peru
Patriota diz que Aliança do Pacífico não ameaça interesses do Brasil
Brasil Voluntário: capacitação terá parceria com instituições