Mancha de petróleo no Campo de Frade continua se afastando do litoral, diz ANP



A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nota, nesta sexta-feira (25), informando que a mancha de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, teve nova diminuição e continua se afastando do litoral.

A partir da observação visual, realizada pelo helicóptero da Marinha na quinta-feira (24), a ANP estima que a mancha esteja com 3,8 km de extensão e cerca de 1 km² de área. No último dia 21, a mancha era de cerca de 2 km². Porém, segundo a agência, ainda é possível notar o afloramento de óleo na superfície.

“Reitera-se que, como o vazamento ocorreu a grande profundidade, o óleo leva tempo considerável para chegar do fundo do mar até a superfície. Assim, outras manchas que surjam não representam, necessariamente, um novo vazamento”, diz a nota.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não foi recebida nenhuma comunicação sobre fauna afetada pelo óleo.

A Marinha coletou amostras do óleo proveniente deste incidente para análise com o propósito de identificar sua composição química.

A nota diz, ainda, que o grupo de acompanhamento do vazamento de petróleo, formado pela ANP, Ibama e Marinha do Brasil, prosseguirá fiscalizando as medidas que vem sendo tomadas pela Chevron Brasil Petróleo Ltda. para conter o vazamento de óleo, no Campo de Frade, na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro, e mitigar as suas consequências.

 

Fonte:
Agência Nacional do Petróleo



25/11/2011 17:49


Artigos Relacionados


Vazamentos no Campo de Frade se devem a erros da Chevron, diz ANP

ANP divulga cronologia da fiscalização do vazamento de óleo no Campo de Frade

Vazamento de óleo em Campo do Frade diminui, segundo grupo de acompanhamento

ANP autua empresa pela terceira vez por causa do vazamento no Campo de Frade

Técnicos buscam novos pontos de vazamento de óleo na área do Campo de Frade

Inspetor da Marinha sobrevoa Campo de Frade para avaliar danos causados pela Chevron