Técnicos buscam novos pontos de vazamento de óleo na área do Campo de Frade



A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) criou um comitê formado por técnicos da companhia petrolífera Chevron, operadora do Campo de Frade, na Bacia de Campos, da Petrobras e da Frade Japão Petróleo, que detêm participação na concessão, para avaliar os novos pontos de vazamento de óleo no solo marinho, identificados na semana passada.

A ANP informou, em nota, que, desde o primeiro vazamento da Chevron, em novembro de 2011, vem acompanhando de perto os trabalhos da petrolífera. Técnicos da agência constaram na última quinta-feira (15), por meio de filmagens submarinas, cinco pontos de vazamento ao longo de uma fissura de 800 metros de extensão. Foi constatado o aparecimento de gotículas de óleo, em uma vazão reduzida.

Na sexta-feira (16), o presidente da Chevron foi convocado para prestar esclarecimentos sobre os novos pontos de vazamento. Na mesma noite, a ANP permitiu que a empresa interrompesse totalmente a produção no Campo de Frade.

O Ministério de Minas e Energia atuará como observador do Comitê de Avaliação, que será coordenado pela ANP.

Até segunda-feira (19), não havia elementos que indicassem tendência de aumento do vazamento no Campo de Frade. A Marinha vem monitorando regularmente a área do campo. O grupo de acompanhamento formado pela ANP, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Marinha, criado para fiscalizar o cumprimento das medidas tomadas pela Chevron para conter o vazamento, garante que “manterá a sociedade informada acerca do curso dos eventos”.

 

Fonte:
Agência Brasil



20/03/2012 11:01


Artigos Relacionados


ANP divulga cronologia da fiscalização do vazamento de óleo no Campo de Frade

Vazamento de óleo em Campo do Frade diminui, segundo grupo de acompanhamento

ANP autua empresa pela terceira vez por causa do vazamento no Campo de Frade

Vazamentos no Campo de Frade se devem a erros da Chevron, diz ANP

Mancha de petróleo no Campo de Frade continua se afastando do litoral, diz ANP

Inspetor da Marinha sobrevoa Campo de Frade para avaliar danos causados pela Chevron