"Manifestações legítimas não atrapalham a Copa", afirma Rebelo



O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ministrou uma palestra na última sexta-feira (1º) durante o seminário “O Brasil e a Copa 2014”, promovido em São Paulo pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). O encontro pertence ao projeto “Cresce Brasil e Copa 2014”, lançado pela entidade em 2011.

Durante seu discurso, Rebelo voltou a condenar a minoria que tem utilizado as manifestações legítimas da população para promover atos de violência contra pessoas e contra o patrimônio público e privado. 

O ministro fez um balanço dos preparativos para o Mundial. Disse que na manhã de sexta-feira conversou com alguns governadores e responsáveis por obras nos estádios e reafirmou a confiança de que as arenas estarão todas prontas até o fim do ano. Depois, respondeu algumas perguntas de representantes de sindicatos de engenheiros de 18 estados.

O presidente da FNE, Murilo Celso de Campos Pinheiro, mediou os debates e disse que o projeto faz parte do esforço dos engenheiros para ajudar a levar os legados da Copa 2014 a todas as regiões do país.

Uma das questões respondidas pelo ministro foi sobre segurança. “Segurança nos grandes eventos é um tema que preocupa o governo, mas que é enfrentado de maneira eficiente. Há investimentos pesados em equipamentos, treinamento e integração das polícias e das Forças Armadas. Já temos centros integrados de comando e controle funcionando, e a Copa das Confederações foi um teste importante. Muitas manifestações aconteceram nas cidades-sede e não tivemos nenhum incidente grave envolvendo delegações ou torcedores”, afirmou Aldo Rebelo.

O ministro reafirmou a confiança num Mundial festivo em 2014. “Eu acredito que na Copa o clima de festa que se estabelece na véspera do torneio e durante os jogos vai inibir as manifestações, principalmente a violência praticada por uma minoria que se aproveita de um direito legítimo da população para promover quebra-quebra e agressões”.

Aldo Rebelo contou aos engenheiros que os inspetores da Fifa elogiam a qualidade da obras dos estádios e de mobilidade urbana e reafirmou que os projetos estarão prontos para a Copa.

Fonte:
Ministério do Esporte



04/11/2013 12:39


Artigos Relacionados


Manifestações não devem prejudicar turismo na Copa, diz Rebelo

Aldo Rebelo afirma que obras da Copa estão avançadas

Aldo Rebelo afirma que Lei Geral da Copa contempla garantias do governo à Fifa

Simon: é preciso distinguir manifestações legítimas de quebra-quebra

Em Londres, Aldo Rebelo destaca benefícios da Copa

Aldo Rebelo destaca a nacionalização da Copa e das Olimpíadas