Manifestantes de SP deveriam seguir Gandhi e Luther King, afirma Suplicy



VEJA MAIS

Após os violentos confrontos entre manifestantes e policiais na cidade de São Paulo, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) subiu à tribuna nesta quarta-feira (12) para fazer um apelo aos "jovens manifestantes". O senador afirmou que eles deveriam seguir o exemplo e as lições de líderes como Mahatma Gandhi e Marting Luther King Jr.

– Gandhi e Luther King defenderam maior justiça na sociedade, mas sempre se caracterizaram pela não violência – lembrou o senador.

Os protestos em São Paulo foram organizados pelo Movimento Passagem Livre, que critica o recente aumento das tarifas de transporte público na cidade.

Para Suplicy, a forma como os integrantes do movimento vêm agindo "acaba causando somente reações muito severas de condenação pela maioria da população".

– Essa não é a maneira de se transformar o país. As lições de Mahatma Gandhi e Martin Luther King são as lições positivas para os grandes movimentos sociais que buscam justiça e liberdade – frisou.

Baderneiros totalitários

Em aparte ao discurso de Suplicy, o senador Aloysio Nunes (PMDB-SP) disse que os manifestantes de São Paulo são "baderneiros que se associaram para cometer crimes, vândalos que, a pretexto de defender tarifas módicas de transporte, saíram às ruas para depredar e arrebentar ônibus".

– O objetivo deles é a violência – advertiu ele.

Segundo Aloysio, os integrantes do movimento "sonham com uma revolução que, felizmente, não ocorrerá no Brasil; têm devaneios totalitários e usam a violência como tática de luta". O senador também argumentou que eles "não querem a melhoria do transporte público, inclusive porque não o utilizam".

Suplicy, em resposta, declarou ter informações de que nem todos os jovens detidos participaram de atos de vandalismo. Ele também reiterou sua disposição para "conhecer melhor esses jovens" e dialogar com eles.



12/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY DIZ QUE DISCURSO DE LUTHER KING APLICA-SE AO MST

Mensagem de Martin Luther King continua atual, diz Suplicy

Paim lembra os 40 anos do assassinato de Martin Luther King

ADEMIR ANDRADE COMPARA DOM HÉLDER CÂMARA A GHANDI, BETINHO, LUTHER KING E MADRE TERESA

Eduardo Amorim lembra os 50 anos do discurso de Martin Luther King e declara seus sonhos para o Brasil

Vídeo | Parlamentares deveriam receber manifestantes e ouvir reivindicações, propõe Randolfe