MANUAIS DE INSTRUÇÃO DEVEM SER ESCRITOS EM BRAILE



O projeto de lei do Senado que determina que manuais de instrução de eletrodomésticos sejam escritos também em braile está prestes a seguir para a Câmara dos Deputados. A Comissão de Educação (CE) aprovou, em caráter terminativo, substitutivo da senadora Emilia Fernandes a projeto do ex-senador Djalma Falcão, com esse conteúdo e, caso não haja recurso, será dado como definitivamente aprovado pelo Senado.
A proposta determina que os fabricantes nacionais incluam as instruções em braile e que, no caso de aparelhos importados, os revendedores anexem o manual em braile com as especificações e informações técnicas. Os produtos que não cumprirem as determinações da lei em 18 meses terão a comercialização proibida.
- Reconhecidamente, o Brasil não se inclui entre os países que mais têm desenvolvido esforços com vistas à integração social das pessoas portadoras de deficiência. Em boa hora, o projeto de lei enseja proposta que contribuirá significativamente para proporcionar aos portadores de deficiência visual mecanismos que lhes permitirão romper as barreiras da exclusão social a que estão submetidos - justifica Emilia.

12/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eletroeletrônicos poderão ter manuais em braile

FALCÃO QUER USO DE ALFABETO BRAILE EM MANUAIS DE ELETROELETRÔNICOS

CAS aprova proposta para exigir contratos escritos entre planos de saúde e seus prestadores de serviços

Uso de urnas manuais caiu em 2006

Ministério lança manuais bilíngues de turismo

Brasil e Japão vão desenvolver manuais de prevenção a desastres