Mão Santa apoia pleito de prefeitos por mais repasse de verbas do FPM



A solicitação, feita por vários prefeitos que estão em Brasília, de aumento dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) - que foram reduzidos devido à crise econômica - foi defendida nesta quarta-feira (1º) pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), durante pronunciamento feito em Plenário.

O parlamentar lembrou que esse repasse está previsto no artigo 159 da Constituição: o dispositivo prevê que 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados devem ser transferidos da União para os municípios. Estima-se que a verba do FPM represente a maior parte da receita das pequenas prefeituras do país - e, em alguns casos, quase 100% da receita.

Mão Santa lembrou que vários senadores, incluindo ele próprio, já foram prefeitos, mas afirmou que eles puderam governar a partir de uma situação financeira muito melhor que a atual.

O governo federal vem analisando a situação das prefeituras - especialmente das pequenas - e, por isso, estava prevista para esta quarta-feira uma reunião entre vários ministros e o presidente em exercício, José Alencar.



01/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prefeitos pedem maior repasse de verbas

Governo apoia cidades de Roraima no repasse de verbas

Mão Santa anuncia protesto de prefeitos contra redução de repasse do FPM

Mão Santa propõe que prefeitos apliquem verbas do Bolsa-Família

Mão Santa apóia protesto de prefeitos contra falta de recursos

Cristovam apóia pedido de atletas de mais verbas para o esporte em 2008