Mão Santa cita estudo de vereador sobre diminuição de matrículas em Parnaíba



O senador Mão Santa (PMDB-PI), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (17), citou estudo conduzido pelo vereador e professor universitário Iweltman Mendes, de Parnaíba (PI), a respeito da diminuição de matrículas dos estudantes da cidade entre 2004 e 2007. Só na pré-escola, foi registrada uma queda de 2.086 matrículas.

Ainda citando os dados do trabalho do vereador, Mão Santa disse que da 1ª a 4ª séries houve uma redução no número de matrículas em 3.855; e, da 5ª a 8ª, em 3.634. Na educação de jovens e adultos, em três anos, a queda no número de alunos foi de 1.314. O campus de Parnaíba da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) também registrou um decréscimo no número de alunos, que caiu em 3 mil. Ele pediu que o vereador seja recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o tema.

- Luiz Inácio, isso deve estar ocorrendo em todo o Brasil. Isso é sem dúvida o fracasso que tivemos na competição do saber - disse.

Mão Santa também lamentou os números divulgados no início do mês sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no ranking mundial de educação elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil ocupou as últimas posições em uma lista de mais de 57 países em leitura, matemática e ciências.

- Nós tiramos quase zero numa classificação mundial. Não foi 4,8 ou 4,9. Foi quase zero na classificação dos países civilizados - declarou.



17/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa cita estudo de vereador sobre diminuição de matrículas em Parnaíba

Mão Santa cita estudo de Affonso Celso Pastore para pedir urgência nas reformas trabalhista e tributária

Mão Santa cita discurso ministro do STF sobre situação dos direitos humanos no Brasil

Mão Santa homenageia Parnaíba

Mão Santa defende ZPE em Parnaíba

Mão Santa defende ZPE de Parnaíba