Mão Santa defende ZPE em Parnaíba
Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (9), o senador Mão Santa (PMDB-PI) defendeu a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Parnaíba (PI). Mão Santa apelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que siga o projeto original da ZPE no município, elaborado em 1988 durante o governo Sarney mas nunca executado, segundo o senador, por força do lobby do setor industrial do Sudeste.
A transformação da China na grande potência industrial de hoje, segundo Mão Santa, começou com a criação de ZPEs na década de 80. Em 1988, oentão presidente Sarney viajou à China e decidiu criar ZPEs nas regiões mais pobres para diminuir as desigualdades regionais. O desenvolvimento tecnológico e a criação de empregos são outros objetivos da ZPEs.
- A criação das ZPEs foi um ato de genialidade do governo Sarney, foi um momento de inspiração extraordinária - disse Mão Santa.
Durante o discurso, Mão Santa também criticou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e o governo Lula. Ele lembrou que a CPMF foi criada como um "balão de oxigênio" para atender a uma situação de emergência na saúde, mas foi desviada para outros setores. O senador falou sobre a situação precária em que se encontram os hospitais públicos.
09/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa defende ZPE de Parnaíba
Mão Santa defende criação da Universidade do Delta do Parnaíba (PI)
Mão Santa homenageia Parnaíba
Mão Santa destaca movimento de universitários em Parnaíba
Mão Santa enaltece belezas do delta do Rio Parnaíba
Mão Santa celebra os 165 anos de fundação de Parnaíba