Mão Santa diz que situação dos municípios piorou



O senador Mão Santa (PMDB-PI) citou o presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de Bocaina, Francisco de Macedo Neto, para falar da penúria por que passam os municípios brasileiros. O parlamentar citou entrevista do prefeito em jornal do Piauí em que este afirma que os prefeitos esperavam aumento de 31% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em agosto, mas o que aconteceu foi uma redução de 16,6%.

Segundo o senador, o prefeito lhe disse que nunca enfrentou "tanta dificuldade".

Na entrevista, lida em voz alta pelo senador, o prefeito diz que desde janeiro, quando os repasses do FPM começaram a cair, os prefeitos "vêm se virando como podem para honrar compromissos de seus municípios". A situação, porém, ficou mais difícil a cada mês, agravando-se nos últimos dois meses. Segundo Mão Santa, o prefeito disse que o orçamento está comprometido, podendo gerar problemas até mesmo para honrar a folha de pagamento das prefeituras.

Mão Santa salientou que a situação, já ruim, pode piorar: comunicado da Secretaria do Tesouro Nacional previu queda de 11,9% no repasse no próximo mês.

O parlamentar citou ainda o coordenador da bancada federal do Piauí, deputado Júlio César (DEM-PI), para quem é necessário ajudar os municípios e a solução por ele prevista é o pagamento de emendas de parlamentares ao orçamento.



13/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio apoia cortes no orçamento, "pois a situação piorou"

Mão Santa protesta contra situação precária dos municípios

Santa Catarina tem 89 municípios em situação de emergência devido às chuvas

Defesa Civil decreta situação de emergência em 59 municípios de Santa Catarina

Defesa Civil decreta situação de emergência em 45 municípios de Santa Catarina

PARA ACM, VIDA DOS MAIS POBRES NO BRASIL PIOROU