Mão Santa elogia esforço para criação da CPMI dos cartões corporativos
Em discurso durante sessão plenária realizada nesta sexta-feira (15), o senador Mão Santa (PMDB-PI) destacou a rapidez com que um grupo de senadores - "liderados por Arthur Virgílio [PSDB-AM]" - reuniu assinaturas e protocolou, na noite de quinta-feira (14), junto à secretaria da Mesa, novo requerimento para criação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investigará os gastos com cartões corporativos. O primeiro requerimento, protocolado na tarde do mesmo dia, havia sido devolvido pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, por apresentar erro técnico.
Conforme Mão Santa, o empenho para a criação da CPMI mostra "a grandeza deste Parlamento" e a importância do papel fiscalizador do Legislativo.
- Esse grupo, em um dia de muita atribuição, conseguiu refazer o documento satisfazendo às exigências do regimento, para estar sintonizado com os anseios do povo, para que o povo entenda que não havia manobras de protelação da CPI da corrupção dos cartões - observou o parlamentar.
Mão Santa também elogiou a audiência pública realizada quinta-feira (14), no Plenário do Senado, que discutiu o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. O senador ressaltou que, por mais de cinco horas, líderes religiosos, políticos e autoridades governamentais debateram, "de forma aberta, um dos temas mais importantes do país".
Ainda em seu discurso, Mão Santa apelou ao presidente da República que estenda às pensões e aposentadorias o mesmo percentual de aumento aplicado ao salário mínimo. Ao registrar as dificuldades enfrentadas pelos aposentados, o parlamentar classificou o aumento do valor do salário mínimo como "a principal realização do governo Lula", contribuindo para a distribuição de riqueza no país. O parlamentar destacou a atuação de Paulo Paim (PT-RS) "na grande conquista do salário mínimo", mas convocou os senadores a continuarem buscando o aumento das aposentadorias.
- Fomos vitoriosos no salário mínimo, mas estamos fracassando com os aposentados - lamentou Mão Santa.15/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPMI dos cartões corporativos é criada
Para Mão Santa, a existência de 11 mil cartões corporativos é "uma molecagem"
Requerimento para criação da CPI Mista dos cartões corporativos é lido
Mão Santa quer atuação firme do Senado para coibir uso irregular de cartões corporativos
Garibaldi questiona a criação de duas comissões para apurar uso de cartões corporativos
Começa sessão em que deverá ser lido o requerimento para criação da CPI Mista dos Cartões Corporativos