Mão Santa: Estão dando aos prefeitos apenas comprimido para baixar a febre, sem atacar a doença



O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "vai se frustrar" se acreditou que, convidando os prefeitos a Brasília nesta semana para lançar um pacote de ajuda aos municípios, "iria abortar" a marcha marcada para março. Na sua opinião, a marcha deve ocorrer, uma vez que os prefeitos não tiveram suas principais reivindicações atendidas.

- Como disse o presidente da Federação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, o governo está dando aos prefeitos apenas um comprimido de Novalgina para quem tem febre. A gente sabe que só baixa a febre por um tempo, mas não resolve o problema da doença - afirmou.

Para ele, a verdadeira doença dos municípios não está nos gastos com dívidas previdenciárias que serão renegociadas com a União, mas na crise que começa a chegar e vai reduzir suas receitas, afetando suas administrações.

Mão Santa comparou a atual situação das contas dos estados e municípios do país com o que existia até a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, há mais de oito anos (Lei 101/00 - Complementar). Disse que muitos prefeitos reclamam porque hoje têm de cumprir exigências da lei, opinando que no passado "as contas eram uma zorra".

- A Lei de Responsabilidade Fiscal foi uma das melhores coisas feitas neste país. Antes, ninguém sabia quanto uma prefeitura devia, quanto ela tinha de pagar. Acho que o país tem de dar uma estátua ao Pedro Malan [ministro da Fazenda no governo Fernando Henrique Cardoso]: ele foi duro nas negociações sobre enquadramento na Lei Fiscal. Eu mesmo tive de enfrentá-lo quando era governador - afirmou o senador pelo Piauí.



11/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa diz que prefeitos do Nordeste 'estão lascados' e vão protestar na terça-feira

Febre amarela: Médico sugere vacinação apenas em áreas de risco

Mão Santa vincula febre amarela à política do governo Lula para a saúde

Santa Catarina decreta emergência sanitária para impedir entrada da febre aftosa

Mão Santa: "Aloprados" que estão no governo do Piauí estão deixando a população morrer de sede

Cherini e prefeitos estão no Paraná para ver Projeto de Vilas Rurais